5 passeios para fazer com crianças no Alentejo

Você sabia que o Alentejo é um ótimo destino para famílias? Isso porque, além de possuir excelentes hotéis e restaurantes que agradam viajantes de todas as idades, há também muitas atividades para as crianças no Alentejo.

Planejar uma viagem com crianças exige alguns cuidados, como, por exemplo, questões de segurança, alimentação, e o preparo de um roteiro com atividades próprias para a sua idade. Por isso, separamos cinco passeios que os pequenos vão adorar:

Dormir em um castelo

Esta experiência com certeza vai deixar a família toda contente. Que tal dormir em um castelo construído por um rei para a sua rainha? No interior das muralhas da vila alentejana de Estremoz, há um castelo que foi transformado em uma pousada luxuosa, com uma vista belíssima. Sem dúvida, as crianças vão adorar brincar no interior de uma fortaleza medieval com todos os confortos do século 21.

Descobrir monumentos pré-históricos

As crianças adoram mistérios e, por isso, os enigmáticos monumentos de pedras alentejanas vão despertar a curiosidade deles. Estes megálitos (construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes) são abundantes na região de Évora e formam uma rota, com alguns locais que datam de até 4 mil anos a.C. Uma ótima opção, por exemplo, é visitar o Cromeleque dos Almendres e o Dólmen do Zambujeiro, e ao final da rota do megálito, explorar as Cavernas de Escoural para encontrar pinturas rupestres de 15 mil anos.

Conhecer uma capela decorada com ossos

Este passeio é arrepiante e mais indicado para os adolescentes, que vão adorar ver de perto a capela forrada de ossos da igreja de São Francisco de Évora. Os ossos cobrem todas as paredes e sobem até o teto e altares. Esse tipo de capela parece inusitado, mas é encontrado em toda a Europa. Entretanto, a de Évora é a maior e a mais bem elaborada de todas.

Passear a cavalo pela natureza alentejana

As vastas planícies e paisagens abertas alentejanas são excelentes cenários para passear nos belos e lendários cavalos lusitanos. Além de ser possível explorar desde seus belíssimos campos até o litoral de tirar o fôlego, esta atividade pode ser ainda mais elabora. Isso porque existes hotéis, haras e outras empresas que oferecem aulas de sela, volteo e equitação, passeios de pônei para as crianças pequenas, bem como férias equestres de uma semana para toda a família, não só para as crianças no Alentejo.

Aprender stand-up paddle

A costa selvagem do Alentejo é bem conhecida pelos surfistas, mas a costa atlântica tem ondas mais suaves e praias extensas perfeitas para as famílias. Em Vila Nova de Milfontes, por exemplo, a Praia da Franquia tem ondas tranquilas e seguras para as brincadeiras das crianças. A praia é boa para stand-up paddlee windsurfe, e as crianças podem ter aulas com instrutores qualificados. Outro bom lugar para curtir o stand-up paddle é em um dos inúmeros lagos do interior que, rodeados de sobreiros (a árvore que produz a cortiça), garantem um cenário inesquecível. Para ficar melhor, basta experimentar o esporte sobre uma das incríveis pranchas fabricadas com a cortiça alentejana!

×