Alameda dos Freixos: a estrada mais bonita do Alentejo

A Estrada Alameda dos Freixos, na região do Alentejo, é um verdadeiro espetáculo natural, conhecido por seu túnel verde formado por mais de duzentos freixos centenários que emolduram o trajeto da N246-1, estendendo-se da encantadora localidade de Portagem até Castelo de Vide. Esta estrada, considerada uma das mais deslumbrantes do país, foi oficialmente reconhecida como de interesse público em 1997, um testemunho do seu valor histórico e estético.

estrada Marvão
Estrada Alameda dos Freixos

Ao percorrer essa rota, os viajantes são envolvidos por uma atmosfera única, na qual a beleza da natureza se revela a cada estação do ano. No outono, as folhas vermelhas e amarelas criam uma paisagem vibrante; no inverno, os ramos sem folhas proporcionam uma cena melancólica e de introspecção; já no verão, o verde exuberante oferece uma sensação refrescante e revigorante. 

Além da beleza natural, a região ao redor da estrada oferece uma riqueza cultural e histórica incomparável. Os visitantes podem explorar, por exemplo, as fascinantes ruínas de Ammaia, uma cidade romana recentemente descoberta. E ao estender a jornada até Marvão, será possível  explorar uma das mais encantadoras vilas do Alentejo, com sua arquitetura tradicional e vistas deslumbrantes. 

Castelo de Vide

A cidade de Castelo de Vide, com suas ruas estreitas, seu castelo imponente e suas igrejas antigas, é outro destaque da região. Já para os amantes da natureza, o Parque Natural da Serra de São Mamede oferece a oportunidade única de explorar a biodiversidade da região. Em uma área protegida de 56 mil hectares, o parque abriga uma variedade impressionante de flora e fauna, além de percursos que permitem aos visitantes mergulhar na beleza natural da Serra de São Mamede.

Marvão

Além disso, a região é rica em patrimônio arquitetônico, com vilas medievais como Alegrete e Marvão, que transportam os visitantes de volta no tempo com sua atmosfera histórica e encantadora. A cidade de Portalegre, com sua rica herança cultural e suas tapeçarias artesanais, é outro destino imperdível.

E para completar a experiência, os viajantes podem saborear as deliciosas especialidades gastronômicas da região, como o ensopado de borrego, o cabrito assado e os doces tradicionais, como as boleimas de maçã e canela ou nozes, que refletem a autenticidade e a tradição culinária do Alentejo.

×