São Pedro do Corval: a capital ibérica da olaria

Conhecida internacionalmente como a terra da olaria, São Pedro do Corval traz a tradição da cerâmica desde os tempos pré-históricos, graças à existência de depósitos de argilas muito comuns nessa região, possui o maior número de artesãos do barro de Portugal e uma das maiores concentrações de olarias da Península Ibérica. A cidade fica nos arredores de Reguengos de Monsaraz e é uma ótima opção para quem está visitando a região.

O destino tem cerca de 20 olarias, como Patalim, Tavares e Cristo, nas quais os turistas têm a oportunidade de ver a moldagem manual do barro, enquanto escutam os conhecimentos e vivências compartilhados pelos mestres oleiros. O minucioso trabalho resulta em obras de arte de encher os olhos, decoradas com pinturas que utilizam métodos ancestrais e traços característicos da região.

Ao longo da história, argila permitiu que os povos que habitaram a região de São Pedro do Corval pudessem criar peças utilitárias que tornaram o quotidiano dos alentejanos um pouco mais fácil. Alguns desses resquícios do passado sobrevivem até os dias de hoje.  

Entre potes, rodas de oleiros e fornos descobrem-se peças tradicionais únicas que transportam a todos para os tempos antigos em que o barro se moldava às necessidades dos habitantes do Alentejo, tanto para os trabalhos no campo como para o cotidiano das casas. 

O que visitar para além da olaria 

Entre as atrações do destino está ainda a Ermida de São Pedro, construída no século 14. Era dessa igreja que, especialmente em anos de seca, partiam peregrinações para o Menir da Rocha dos Namorados. O importante monumento pré-histórico muito visitado, tem cerca de dois metros de altura e formato de cogumelo, e é famoso por lendas sobre casamentos e fertilidade.

Esse atraente recanto do Alentejo carrega ainda incontáveis vestígios paleolíticos de culturas milenares e uma natureza envolvente.

×