Alentejo: tudo que você precisa saber antes de visitar o destino

Se você está planejando sua viagem para o Alentejo, nós preparamos um guia básico com tudo o que você precisa saber antes de embarcar. Confira!

A melhor data

Comece escolhendo bem a data da viagem. Embora seja um destino que pode ser visitado o ano todo, a melhor época para ir ao Alentejo é entre maio e outubro, quando as temperaturas estão mais amenas e com pouca amplitude térmica. Neste período, os passeios ao ar livre ficam ainda mais agradáveis.

Julho e agosto é o verão da região, são meses quentes e secos, ideais para passear pelo litoral e praticar esportes aquático; enquanto o inverno, entre os meses de dezembro e fevereiro, é frio e úmido, perfeito mergulhar nas atividades enogastronômicas do destino.

Alentejo

Como chegar

Para chegar ao Alentejo, o ideal é voar até Lisboa, a 132 quilômetros de Évora, no coração da região alentejana. Existem muitas opções de voos direto até a capital portuguesa saindo das principais cidades brasileiras. De lá, é possível alugar um carro ou aproveitar a malha de transportes públicos para visitar todo o Alentejo.

O que levar

Na mala, é importante colocar roupas confortáveis, já que grande parte dos passeios é feita a pé. Além disso, mesmo se a viagem estiver marcada para o verão, é importante levar um agasalho leve. As noites de verão alentejanas registram temperaturas de 15 graus.

Dicas importantes

Não deixe de provar a gastronomia típica, que tem pratos baseados em carne de cordeiro, porco preto e lebre, além de peixes e frutos do mar, com temperos como coentro, orégano, salsa e tomilho, sempre acompanhado pelo pão tradicional da região. Nos restaurantes, o serviço está incluído na conta, mas é habitual deixar gorjetas de 5 a 10%.

O seguro viagem é um item obrigatório para os brasileiros que viajam a Portugal, país que faz parte do Tratado de Schengen. E mesmo que não fosse uma exigência, a contratação do seguro é altamente recomendada já que auxilia o viajante em caso de acidentes e contratempos.

Mais informações:
tomada-tipo-fIdioma:
português
Fuso horário: GMT +0
Moeda: Euro
Documentação necessária: passaporte
Voltagem padrão: 220V
Plugue: tomada elétrica tipo F

×