Castelos do Alentejo para incluir em seu roteiro

Por todo o Alentejo, você encontrará não apenas vinhos, belas paisagens naturais e vilarejos encantadores, mas também construções cheias de história para contar. Igrejas antigas, conventos centenários e castelos medievais são algumas das opções que se espalham pelo território da região. São tantos, que é possível fazer um roteiro totalmente focado nos castelos do Alentejo, por exemplo. Confira alguns deles!

Arraiolos

Foto: Victor Carvalho

Primeiramente, temos o Castelo de Arraiolos. Ele certamente merece destaque, uma vez que é um dos poucos no mundo com uma arquitetura circular. Fica a apenas 20 minutos de Évora, principal destino alentejano, no topo do Monte São Pedro e rodeado por uma muralha em forma de elipse. Além da visita ao castelo, é possível apreciar uma visão de 360º dos campos alentejanos.

Beja

Em Beja também há um destaque entre os castelos do Alentejo. Localizado mais ao sul da região, conta com uma torre de 40 metros de altura! Mais que o tamanho e a imponência, no entanto, essa parte do castelo tem também uma beleza ímpar. Além disso, o viajante pode subir os 200 degraus para conferir uma vista de tirar o fôlego. A torre é composta por três salas com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

Elvas

Esta cidade é chamada de “Rainha da Fronteira”, visto que foi desenvolvida como uma verdadeira fortaleza, justamente por sua proximidade com a Espanha. O castelo em si é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, assim como as demais construções históricas de Elvas. Como resultado, este é um dos dos melhores exemplares da arquitetura militar portuguesa. Além do castelo, os turistas podem explorar diversos fortes e fortins da cidade.

Estremoz

Pousada Castelo de Estremoz
Pousada Castelo de Estremoz

Por outro lado, o Castelo de Estremoz é imperdível por sua beleza. Ele conta com uma espetacular torre feita de mármore branco, que chega aos 27 metros de altura. Ela é chamada de Torre das Três Coroas, pois três reis ocuparam o trono português até que estivesse pronta. No castelo hoje funciona uma pousada, mas ainda é possível conhecê-lo.

Evoramonte

Já o Castelo de Evoramonte é perfeito para quem gosta de construções diferentes. De fato, ele é formado por quatro torreões arrendondados e conta com três pisos nobres no estilo do Renascimento Italiano. Além disso, suas monumentais salas têm abóbadas góticas impressionantes.

Marvão

A maioria dos castelos do Alentejo oferece vistas deslumbrantes para os arredores, uma vez que eles estão posicionados em partes altas do território, como morros e colinas. O Castelo de Marvão, no entanto, é o que conta com a melhor vista, uma vez que fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 843 metros de altitude. Do topo de sua torre, em um dia claro, é possível ver até mesmo a Espanha! Além disso, ele impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.

Monsaraz

Este é um dos típicos vilarejos cheios de charme no Alentejo. Seu castelo é um ponto turístico muito popular porque, ao subir na construção, o visitante pode ver o grandioso Alqueva, que nada mais é que o maior lago artificial da Europa. Ao pôr do sol, a paisagem fica definitivamente mais impressionante.

Montemor-o-Novo

Por último, temos Montemor-o-Novo e seu fascinante castelo, construído sobre as ruínas de uma fortificação muçulmana. Embora seu estado atual não se compare à sua antiga glória, sua importância histórica permanece, sobretudo o fato de que ele sobreviveu ao terremoto de 1755 e às invasões francesas. Por fim, foi palco dos últimos preparativos para a travessia marítima de Vasco da Gama para a Índia!

×