Portalegre: a cidade mais doce de Portugal

Todos os anos, no mês de abril, a cidade alentejana de Portalegre se torna a capital mais doce de Portugal com a realização da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre. O evento celebra a rica tradição da doçaria conventual e tradicional, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear uma variedade de delícias únicas. Em 2024, a feira acontece entre os dias 19 e 21 de abril e promete transformar o Mosteiro de São Bernardo em um verdadeiro paraíso açucarado.

Rebuçados de ovos

Entre as iguarias em destaque, encontram-se os famosos rebuçados de ovos de Portalegre, o manjar branco, a lampreia, barrigas de freira, toucinho-do-céu, pastéis de Tentúgal, fartes, cornucópias e fidalgos. Cada um desses doces traz a herança de receitas antigas, transmitidas de geração em geração, resultando em sabores autênticos que refletem a riqueza da doçaria portalegrense, uma referência gastronômica única em Portugal.

Ttoucinho-do-céu

Além da oportunidade de degustar estas delícias, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional oferece um ambiente encantador, no qual os visitantes podem explorar o Mosteiro de São Bernardo e apreciar a arquitetura histórica enquanto desfrutam de momentos de convívio e cultura.

Pastéis de Tentúgal

Aproveite ainda para apreciar a hospitalidade da região e as suas belezas naturais e culturais. Por estar situada na Serra de São Mamede, uma cadeia montanhosa com uma grande variedade de fauna e flora, e próxima à fronteira com Espanha, Portalegre teve um papel estratégico na defesa territorial durante a Idade Média. Prova disso são suas fortificações e castelo que datam do século 13. 

Cornucópias

Na mesma época, as ordens religiosas franciscanas e cistercienses estabeleceram-se na cidade, marcando a paisagem de Portalegre com conventos. No século 16, a cidade prosperou com a fundação da Misericórdia e a construção da Sé Catedral; e o período barroco dos séculos 17 e 18 deixou sua marca em monumentos como a Igreja de São Lourenço e palácios como o Palácio Amarelo e o Palácio dos Falcões.

Nos arredores, o mirante da Igreja de Nossa Senhora da Penha oferece vistas deslumbrantes, e as cidades vizinhas de Marvão e Castelo de Vide são destinos que merecem uma visita, enriquecendo a experiência turística na região.

×