Roteiro romântico pelo Alentejo

Se você deseja fazer uma viagem inesquecível, com um roteiro romântico em meio à natureza e com muitas atrações para aproveitar, o Alentejo é o destino ideal. Há paisagens bucólicas e vilas encantadoras, desde o litoral com belíssimas praias desertas até os imensos campos recortados por rios e lagos, além de muitos cenários magníficos que inspiram o amor. Confira um roteiro romântico completo por esta belíssima região portuguesa.

Pelo litoral

Tróia
Tróia

Um dos mais bonitos da Europa, o litoral do Alentejo tem 165 quilômetros de extensão e guarda cenários de belezas variadas, desde falésias impressionantes e que proporcionam vistas impecáveis do oceano até praias de areias douradas e mar azul profundo, praticamente intocadas. A costa alentejana é privilegiada e perfeita para quem deseja curtir um dia de sol à beira do mar.

Tróia é uma linda península que fica a pouco mais de uma hora de Lisboa. Este refúgio de veraneio moderno conta com 18 quilômetros de praias com grandes areais e vários resorts luxuosos. Uma das atividades mais populares é passear de barco para ver de perto os golfinhos que nadam livremente pela baía.

Comporta

Pertinho de Tróia está Comporta, uma praia de areia branquinha e mar azul cristalino e pouco conhecida pelas multidões de turistas. Por isso, oferece uma experiência tranquila e agradável. Seguindo para sul está a surpreendente Melides, com suas praias praticamente desertas. A próxima parada é Sines, que fica bem no centro da costa alentejana e está rodeada de praias para todos os gostos e pontos para a prática de diversas atividades ao ar livre, seja em terra ou na água.

Vila Nova de Milfontes

Outro destino destaque é a Vila Nova de Milfontes que, além de ter praias encantadoras, produz o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo. A poucos minutos dali, já se avista a antiga freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo.

Pelo interior

Estremoz

Para quem prefere conhecer as encantadoras cidades do interior do Alentejo, o roteiro pode começar em Évora, repleta de pontos turísticos ímpares como o Templo Romano e a sinistra Capela dos Ossos, além de suas pequenas ruas de pedra do centro histórico tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. A cidade é ideal para um passeio agradável de mãos dadas.

A apenas 47 quilômetros de Évora está Estremoz. A “cidade branca” possui casinhas medievais em uma área rodeada por muralhas centenárias, um centro histórico encantador e um castelo de conto de fadas. A próxima parada é Elvas, outro Patrimônio Mundial da Unesco. Esta cidade fortificada conta com uma estrutura defensiva em forma de estrela, considerada uma das maiores fortificações abaluartadas do mundo.

Elvas

Para os viajantes com mais tempo disponível, é possível visitar outros destinos próximos, como Vila Viçosa, onde está o Paço Ducal de Vila Viçosa, Evoramonte e seu fascinante castelo, e Monsaraz, uma vila medieval com ruas de pedras e uma vista deslumbrante para o Alqueva – o maior lago artificial da Europa.  

Para completar este roteiro romântico, o Alentejo tem uma oferta hoteleira que esbanja romance. Palácios, castelos medievais, antigos conventos, hotéis de charme e herdades de luxo para relaxar e aproveitar os momentos inesquecíveis com a pessoa amada.

×