O que conhecer em Vila Viçosa

Vila Viçosa, também conhecida como “Princesa do Alentejo”, é uma encantadora cidade localizada no distrito de Évora. Apesar de pequena, possui uma rica história e muitos patrimônios. Além disso, é famosa pela abundância do mármore, explorado em mais de 160 pedreiras, que serviu de material para construção de diversos monumentos inigualáveis; bem como de muitas casas que mais parecem palácios, decoradas com o mármore da região.

4 principais pontos turísticos para conhecer em Vila Viçosa.

1. Paço Ducal de Vila Viçosa

Este palácio está entre os monumentos mais emblemáticos de Vila Viçosa e já serviu de residência da família real portuguesa. Com uma fachada em estilo maneirista de 110 metros de comprimento e totalmente revestida de mármore da região, a construção do Paço Ducal iniciou por volta do ano de 1501 e se estendeu ao longo dos séculos 16 e 17. O local é considerado um exemplar único da arquitetura civil portuguesa e, atualmente, funciona como um museu.

2. Igreja e Convento dos Agostinhos

Em frente ao Paço Ducal, estão a Igreja e o Convento dos Agostinhos, edificações construídas no ano de 1267, durante o reinado de D. Afonso III. A igreja foi construída em estilo barroco, com altas torres e grandes janelas. Já o convento, entregue à Ordem dos Eremitas Calçados e o primeiro a ser instituído em Vila Viçosa, é o panteão dos Duques de Bragança.

3. Castelo de Viçosa

Viçosa castle village

Localizado no centro de Vila Viçosa, este castelo medieval do século 13 já serviu de residência dos Braganças. No interior desta velha fortaleza, considerada um monumento nacional e uma joia da arquitetura militar portuguesa, se encontra o Solar da Padroeira de Portugal, onde está guardada a imagem que em 1646 foi declarada padroeira do país. Além disso, no interior da alcáçova do castelo o visitante pode descobrir os Museus da Caça e de Arqueologia.

4. Porta dos Nós

A construção desta porta de inspiração manuelina remonta ao início do século 17. A obra foi feita a pedido de D. Jaime, duque que dá nome a avenida onde está localizada. A porta apresenta duas colunas que parecem unidas por grossas cordas e a posição dos seus três nós simboliza a Casa Ducal em relação à Casa Real. Além disso, a Porta dos Nós tem uma grande importância histórica, cultural e artística, já que possui uma identidade única da arquitetura local.

×