Tudo o que você precisa saber sobre Évora

No coração do Alentejo, a maior região de Portugal, está Évora, cidade rodeada de natureza exuberante, com seus campos verdes e dourados, e que concentra uma herança arquitetônica esplêndida.

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade é uma das mais diversificadas da região, mostrando marcas de diferentes povos, rica cultura e gastronomia variada. 

Distante cerca de uma hora da capital portuguesa, é de fácil acesso por ônibus, trem ou carro, e possui diferentes tipos de hotéis, a maioria situados em edifícios históricos, que dão ainda mais charme à sua visita. 

Principais atrações

Um dos principais cartões postais de Évora é o Templo Romano. Localizado bem no centro histórico, revela belas colunas coríntias do século 1. A dica é fazer um passeio de charrete passando por esta relíquia.

Templo Romano de Évora

Outro importante ponto turístico da cidade é a surpreendente Capela dos Ossos, monumento que representa a transitoriedade da vida. O local é adornado com os ossos de cinco mil habitantes que viveram na região, que foram retirados dos cemitérios da cidade. Uma atração inusitada e pra lá de interessante!

Não deixe de visitar a Sé Catedral de Évora, a maior catedral medieval de Portugal. Os visitantes ainda podem subir até o terraço, de onde se avista um belo panorama sobre toda a cidade de Évora, uma vez que a Sé está localizada no seu ponto mais elevado.

Catedral de Évora

Passear pela Rua 5 de Outubro e comprar alguns dos produtos feitos de cortiça é obrigatório para quem gosta de levar souvenirs para presentear e guardar de recordação. Depois, a dica é apreciar o final do dia na Praça do Giraldo, que se torna na sala de estar dos eborenses.

Praça do Giraldo


Arredores de Évora 

Nos arredores de Évora fica o Cromeleques de Almendres, um conjunto de 95 pedras verticais (menires) datadas da Pré-História e que atestam o rico passado do Alentejo. O monumento megalítico disposto em círculo foi descoberto apenas em 1964.

Évora
Cromeleques de Almendres

Gastronomia

Para um café da manhã típico ou uma degustação das mais saborosas iguarias da cozinha local, a Pastelaria Conventual Pão de Rala é imperdível. Uma ótima alternativa para o almoço é o Café Alentejo, localizado próximo à Praça do Giraldo. O restaurante possui uma variada oferta de pratos da gastronomia alentejana, de dar água na boca.

Évora
Restaurante Café Alentejo

Para encerrar o dia, o destino proporciona opções para todos os gostos. Aqueles que querem relaxar com um bom jantar típico, o emblemático Restaurante Fialho é fiel à culinária alentejana em seus deliciosos pratos. Mas, se prefere curtir uma noitada de bons drinks, Évora tem alternativas de bares e pubs com público animado e muita diversão. 

Restaurante Fialho

Além disso, o Alentejo é o destino ideal para os amantes do vinho. E, por isso, uma degustação não pode faltar em seu roteiro por Évora. A Enoteca Cartuxa oferece uma experiência ímpar para quem quer conhecer não só os vinhos, mas também a gastronomia alentejana, com harmonizações de petiscos e os melhores vinhos da adega. Além da enoteca, vale conferir experiência de visitar a Adega Cartuxa e provar os míticos vinhos Pera Manca.

Évora
Enoteca Cartuxa
×