Imperdível no Alentejo: 5 destinos

Está planejando uma viagem para Portugal e quer saber o que é imperdível no Alentejo? Fizemos uma lista com cinco destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Mértola

Na região sudeste do Alentejo, em meio a um parque natural com vista para o rio Guadiana, está Mértola. Este destino é imperdível no Alentejo pois é peculiar: há centenas de anos, foi uma cidade romana. Mais tarde, porém, foi a capital de um reino árabe. Por isso, o lugar preserva relíquias desses diferentes povos, como uma mesquita, que hoje funciona como igreja católica, e o seu castelo, que foi a sede da Ordem de Santiago no século 14.

O destino ainda conta com hospedagens aconchegantes e que evidenciam a simplicidade e sossego, fortes características do conceito turismo rural na região. Além disso, é o ponto de partida perfeito para curtir a natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana e ver de perto a famosa cascata Pulo do Lobo.

Serpa

Não perca também a chance de conhecer Serpa, uma vila alentejana cercada por colinas e vinhedos. Por que ela é imperdível no Alentejo? Pois possui um centro histórico muito bem preservado, e um passeio por suas ruas estreitas de pedras rodeadas por casas pintadas de branco é inesquecível.

Na parte mais alta ficam as construções mais antigas, muitas construídas no período medieval, como a torre do antigo castelo, por exemplo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, e o monumental aqueduto com arcada italiana é impressionante. Não perca: aproveite a visita para provar as delícias típicas, como o queijo e os vinhos desta região do Alentejo.

Ponte de Sôr

Dividida pelo rio Sôr, Ponte de Sôr está situada no centro de tudo: encontra-se na transição entre o norte e o sul de Portugal, bem como na metade do caminho entre o litoral e o interior. Um dos passeios mais divertidos é caminhar pela orla da cidade, apreciando a vista enquanto toma um café ou até mesmo aproveitar um mergulho nas piscinas públicas.

O local é um polo da produção de cortiça, fato representado pelo maior mosaico de rolhas de cortiça do mundo, encontrado no seu Centro de Artes e Cultura. Há ainda o charme dos seus edifícios históricos e atividades junto à natureza.

Portalegre

Localizada aos pés da Serra de São Mamede, a cidade encanta por monumentos medievais, além de ser um excelente ponto de partida para os turistas que visitam o Parque Natural, com sua exuberante natureza e fauna local. Entre as principais atrações, o Museu da Tapeçaria impressiona pelos detalhes e qualidade das peças exibidas. Outros pontos imperdíveis são suas construções religiosas, datadas do século 13, como o Mosteiro de São Francisco, o Convento de Santa Clara e São Bernardo, a Catedral de Portalegre, além das casas renascentistas e barrocas.

O Castelo de Portalegre também esbanja charme, com suas altas muralhas escuras feitas de pedras que se destacam em meio às casinhas brancas do centro.

Odemira

É comum escutar que Odemira é um Alentejo singular. E isso não poderia ser mais verdade! O charmoso destino, parte da espetacular Rota Vicentina, tem cenários belíssimos, com casinhas muito brancas orientadas para o rio Mira, além de vistas para o oceano. O verdadeiro encanto, no entanto, está no rio. A partir desta cidade, ele é navegável até a foz em um percurso de cerca de 30 quilômetros. O passeio de barco é absolutamente inesquecível. Para quem quer apenas apreciar as vistas, o Mirante de Santa Maria e o Cerro dos Moinhos Juntos são atrações imperdíveis.

É um lugar histórico que preserva suas tradições e com edificações encantadoras, como o Paço do Concelho, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, entre outros. Odemira ainda tem uma grande variedade de praias, inclusive fluviais, perfeitas para se refrescar nos dias quentes.

×