Ribatejo: terra dos cavalos e da aventura

O Ribatejo é a região noroeste do Alentejo, atravessada pelo rio Tejo e rica em terras agrícolas. É também conhecida pelas inúmeras fazendas de cavalos Lusitanos, que correm e pastam às margens do Tejo.

Originária de Portugal, a raça Lusitana é famosa pelo seu caráter e coragem tanto na praça de touros como na guerra. Majestoso e inteligente, o Lusitano também se destaca no adestramento. Golegã é considerada a capital do cavalo do país e desde o século 18 abriga a Feira Nacional do Cavalo de Portugal, local onde são mostrados os melhores puros-sangues.

Habitado desde a era Neolítica, o Ribatejo ganhou um rico patrimônio histórico e cultural na época medieval. Entre eles estão igrejas, capelas, conventos e santuários. A cidade de Santarém é chamada de capital gótica portuguesa por sua abundância de arquitetura gótica. Localizada acima do Tejo, possui praças verdes e parques, além de alguns lugares com vestígios de sua antiga muralha.

A famosa rota Caminhos de Santiago também passa pelo Ribatejo. Por ela, os visitantes encontram aventuras e descobrem um pouco da história e da memória preservada em cada parada desta região. Percorrer esta rota é viver um pouco da cultura local, seja nos costumes, na gastronomia e nos encantos das vilas e seus habitantes. Conhecer os Caminhos de Santiago no Alentejo e Ribatejo é mais do que uma viagem, é uma experiência que marca a vida dos peregrinos.

E no quesito gastronomia, o Ribatejo possui um terreno fértil que produz uma variedade enorme de ingredientes utilizados na culinária local. Aliás, alguns dos melhores vinhos de mesa portugueses, em especial os brancos, são produzidos no Ribatejo. Um dos mais celebrados é o da região do Cartaxo. A Cooperativa dos Vinhos do Cartaxo já conquistou centenas de prêmios nacionais e internacionais.

A paisagem ribatejana é de uma beleza difícil de igualar. Entre os cenários que merecem destaque estão a Reserva Natural do Estuário do Tejo e a Reserva Natural do Estuário do Tejo. Esta região úmida é uma parada para espécies de aves migratórias no caminho entre a África e o norte da Europa.

×