Estremoz: motivos para visitar a “cidade branca”

Que tal conhecer Estremoz?

Estremoz é um destino inesquecível, pois mais parece um vilarejo encantado. O apelido de “cidade branca” já mostra um pouco desse charme: é repleta de casinhas brancas, além de ser uma grande produtora de mármore.

O destino tem muito a oferecer. Veja abaixo!

Feiras aos sábados

Todo sábado, a praça central da cidade (ou Rossio de Estremoz) ganha uma ótima feira. Lá, é possível encontrar frutas e vegetais de produtores locais e provar os embutidos e queijos típicos do Alentejo. No entanto, não é só comida que se pode comprar: há também antiguidades e artesanato! Por isso, é o lugar perfeito para adquirir um souvenir, como as cerâmicas coloridas do Alentejo.

Tradições

Para quem curte um roteiro mais tradicional pelos destinos do “Velho Mundo”, Estremoz é um prato cheio. Primeiramente, há o famoso figurado em barro de Estremoz, que é considerado Patrimônio material Cultural da Humanidade pela UNESCO. Além disso, existem as construções tradicionais, entre as quais o maior destaque é a Torre das Três Coroas, feita em mármore branco, que fica no castelo da cidade e tem 27 metros de altura.

Mármore

E falando em mármore, a cidade tem inúmeras pedreiras ao seu redor, que produzem boa parte do mármore utilizado em Portugal ou exportado. Essa pedra tão apreciada e vista como luxuosa pode ser encontrada até mesmo em algumas calçadas do destino! E o melhor: é possível visitar uma pedreira e ver de perto sua imponência e importância para a região.

Museu Berardo Estremoz

Inaugurado no ano passado e ainda pouco conhecido pelos turistas, este museu apresenta aquela que é considerada a maior e mais importante coleção privada de azulejos de Portugal. Situado no centro da cidade, o museu está instalado no Palácio Tocha, que por si só já conta com belíssimas azulejos dos movimentos Barroco e Rococó. De fato, é possível conferir desde exemplares geométricos de centenas de anos até azulejos do século 21.

Hotéis e restaurantes

Mercearia Gadanha

Estremoz conta com hotéis excelentes, como é o caso da Pousada de Estremoz, que funciona no castelo da cidade, e o Torre de Palma Wine Hotel, um hotel rural que, embora faça parte do município de Monforte, fica a poucos quilômetros de Estremoz.

No quesito restaurantes, existem vários que encantam os viajantes:

  • Mercearia Gadanha, com ambiente informal e deliciosos pratos típicos do Alentejo;
  • Alecrim, que dá um toque mediterrânico às receitas tradicionais da região;
  • Cadeia Quinhentista, construído no prédio onde, antigamente, funcionava a cadeia da cidade.
  • Howard’s Folly Restaurant, que serve os sabores tradicionais do Alentejo numa versão mais contemporânea.
×