Descubra Ponte de Sor

A cidade de Ponte de Sor está situada no centro de tudo: encontra-se na transição entre o norte e o sul de Portugal, bem como na metade do caminho entre o litoral e o interior. Por isso, o destino está próximo a outras cidades importantes do Alentejo como Évora e Portalegre, e também da capital Lisboa.

Por estar assim, “no meio do caminho”, a cidade se desenvolveu como um lugar de passagem e graças à ferrovia desenvolvida ali, passou a ser o polo de produção de cortiça do país. Além das paisagens originadas dessa produção, que ocupam grande parte da região, Ponte de Sor ganha ainda mais charme com seus edifícios históricos e atividades junto à natureza.

Quer saber o que fazer para aproveitar o melhor dessa cidade? Aqui vão algumas dicas:

Passear pela orla do Rio Sor

O rio Sor divide a cidade e também dá nome a ela. Às suas margens, o parque ribeirinho convida para um passeio em qualquer momento do dia. Em um dia comum, você pode sentar em um dos bancos para admirar o rio e as árvores que cercam o lugar, ou tomar um café em uma das opções do lugar. Durante o verão, ainda é possível mergulhar em uma das piscinas públicas.

Praticar esportes aquáticos na Barragem de Montargil

Construída artificialmente em 1958 e com um perímetro de mais de 1.500 hectares, a Barragem de Montargil é o lar de muitas das atividades mais procuradas de Ponte de Sor. O lugar conta com um Clube Náutico, onde os turistas podem alugar pedalinhos, caiaques, jet-skis, além de fazer um passeio de lancha ou praticar wakeboarding.

Visitar o Centro de Arte e Cultura de Ponte de Sor

Instalado no prédio de uma antiga fábrica onde ante se moía a farinha da região, esse centro cultural foi construído em 2009 para receber a biblioteca da cidade, apresentações culturais e exposições de artistas locais. Uma novidade é que agora esse espaço conta com um salão tecnológico e estações de trabalho para artistas e curiosos, o “Fablab”.

Participar dos festejos da cidade

Desde que foi nomeada uma cidade, em julho de 1985, Ponte de Sor realiza festas para comemorar a data. Durante esse mês e todos os anos, a cidade recebe feiras de artesanato e gastronomia regional e se enche de visitantes. Artistas e músicos portugueses passam pelo palco principal para abrilhantar ainda mais a festa, junto as companhias de teatros e grupos culturais.

Provar os pratos típicos do Alentejo

Por fim, a dica é experimentar os sabores da região. Graças à presença do rio, a cidade conta com muitos peixes deliciosos como a truta e a carpa, que são servidos assados, cozidos ou ensopados. A cidade ainda é famosa pelos pratos com carne de caça como perdiz, javali e coelho. Outra iguaria imperdível é o ensopado de cordeiro alentejano.