Rota Vicentina

Explore as magníficas paisagens alentejanas em seu próprio ritmo. A Rota Vicentina é uma rede de trilhas do sudoeste de Portugal que soma 400 quilômetros para caminhar ao longo de uma das mais belas e preservadas zonas costeiras do sul da Europa.

Seus percursos totalmente sinalizados são divididos em etapas de um dia, com no máximo 25 quilômetros, propondo uma vivência única entre uma cultura rural e autêntica e uma costa surpreendentemente selvagem, integralmente dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

São três tipos de trilhas: o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares. A primeira percorre as principais vilas e aldeias num itinerário rural com vários séculos de história, passando por serra, vales, rios e ribeiras. A segunda está sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros ao longo das falésias e com muita areia. Já a terceira, os Percursos Circulares, são trilhas curtas, com início e final no mesmo local.

No site da Rota Vicentina, é possível encontrar alojamentos que têm fácil acesso a partir das trilhas. São hotéis de turismo rural, alojamento no campo, aldeias e vilas, albergues, pousadas, hotéis e até parques de camping para os mais aventureiros.

Muito mais que apenas uma rede de caminhos, a Rota Vicentina é uma maneira inigualável de conhecer o melhor do Alentejo, sentindo-se integrado ao ambiente e totalmente em casa, e deixando de lado todo o caos das grandes cidades.