Explorando Marvão e Castelo de Vide

Marvão e Castelo de Vide se completam perfeitamente, e não apenas geograficamente. As duas cidades, localizadas lado a lado no nordeste alentejano, quase na fronteira com a Espanha, têm muitos encantos que surpreendem os visitantes.

Marvão

1-marvao-e-vide-01

A primeira delas é Marvão, situada no ponto mais alto da Serra de São Mamede, ou seja: o ponto mais alto ao sul do rio Tejo. Se a montanha já é linda, imagine a vila que ali está, a centenas de metros de altitude.

Esta localização fez de Marvão um ponto estratégico de defesa natural, e sua história mostra isso com clareza, já que teve um papel fundamental em grandes conflitos militares.

Dentro de suas muralhas, construídas no século 13, os turistas encontram arquitetura alentejana, com arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e muito granito. Fora das muralhas, a vista é uma das mais bonitas da região.

Não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santiago, a Capela renascentista do Espírito Santo e o Convento de Nossa Senhora da Estrela.

Castelo de Vide

1-marvao-e-vide-02-p

Este pequeno vilarejo, localizado a apenas 13 quilômetros de distância de Marvão, está uma das mais belas vilas portuguesas (e olha que o país tem muitas!).

Cercado por mais de dois quilômetros de muralhas, Castelo de Vide tem casinhas brancas, ruazinhas estreitas, portais góticos e construções antigas. Tudo isso encimado por um belo castelo, de onde é possível conferir uma vista privilegiada e incrível dos arredores, de aldeias no meio dos campos, de Marvão e até das terras espanholas.

Além do castelo, faça uma visita à Capela de Nossa Senhora da Penha, e tome das águas da Fonte da Vila ou da Fonte da Mealhada, que dizem ter propriedades terapêuticas.

×