Veja dicas e sugestões de trilhas para fazer pelo Alentejo

Na região do Alentejo, em Portugal, a natureza é impressionante e fazer trilhas é uma ótima opção para quem quer conhecer o destino e curtir belas paisagens de uma forma totalmente imersiva.

Pelo caminho, o visitante poderá conhecer cidades históricas, provar os premiados vinhos ou subir no topo de um castelo medieval, além de se deparar com paisagens inesquecíveis de colinas e campos verdejantes.

O Alentejo tem algumas das trilhas mais bonitas do país, com ótima sinalização e prontas para receber viajantes com os mais variados níveis de preparo físico. Confira abaixo algumas delas!

Rota Vicentina

Rota Vicentina

No sudoeste alentejano fica a Rota Vicentina, uma das mais famosas do mundo e que já foi eleita como uma das melhores da Europa. Esta rota oferece uma variedade de trilhas, sendo o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e os Percursos Circulares as mais completas e que atendem as expectativas de qualquer viajante.

Dentre as mais bonitas está a trilha Cercal do Alentejo – Porto Covo. Este trajeto de baixa dificuldade liga o Caminho Histórico ao Trilho dos Pescadores, permitindo ao caminhante sentir a forte ligação desta região com o mar, à medida que se aproxima da costa e da pitoresca aldeia de pescadores de Porto Covo.

No caminho, os viajantes encontram pequenas quintas com hortas e pomares; áreas povoadas por eucaliptos, medronheiros e plantas endêmicas e aromáticas como rosmaninho, tomilho e calaminta. Já no litoral, o cenário é dominado por belas praias, enseadas, falésias e casinhas caiadas de branco e portas e janelas coloridas.

Além de passar por alguns dos cenários mais bonitos de Portugal, a Rota Vicentina é excelente tanto para pedestres quanto para quem prefere viajar de bicicleta. Saiba mais em www.rotavicentina.com

Caminhos de Santiago

Caminhos de Santiago

O Alentejo tem uma forte ligação com a Ordem de Santiago, que tinha como uma de suas funções proteger os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Por isso, a região também conta com caminhos que vão em direção à famosa cidade espanhola.

São 1,4 mil quilômetros de trilhas que seguem rumo norte, explorando os mais belos panoramas, tradições e patrimônios da maior e mais autêntica região de Portugal. O percurso é dividido em três rotas: Caminho Central, Caminho Nascente e Caminho da raia. O Caminho Nascente, com 400 quilômetros e 19 etapas, segue em direção a Mértola, uma vila peculiar que já foi uma cidade romana, mas também capital de um reino árabe.

Pelo caminho, os viajantes podem visitar a Igreja Matriz, que reúne as diferentes culturas em sua construção; o castelo, que já foi sede da Ordem de Santiago no século 14; além de outras cidades como Beja, com sua Torre de Menagem; e Évora, principal cidade do Alentejo e um verdadeiro museu a céu aberto. Saiba mais em www.caminhosdesantiagoalentejoribatejo.pt

TransAlentejo

TransAlentejo

O TransAlentejo conta com quase 30 trilhas pelo interior alentejano. Variando de seis a 20,8 quilômetros, elas permitem que o caminhante conheça melhor as paisagens de cada destino da região. Os caminhos do TransAlentejo passam por locais encantadores como Belver, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, entre outros.

Dentre os percursos mais bonitos está a “Fabulosa Barragem da Apartadura”, território de montanha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede. No local, os viajantes encontram um enorme lago incrustrado entre serranias de verde e rocha, proporcionando um cenário ímpar e de tirar o fôlego.

Além da beleza natural do parque, o caminhante ainda pode visitar alguns patrimônios arquitetônicos localizados nas vilas medievais como Marvão, localizado em cima de um rochedo de onde se tem as melhores vistas das paisagens marcadas pelas pequenas aldeias e povoados ao longo de ribeiras, vales férteis e cheios de castanheiros. Veja mais: http://www.visitalentejo.pt/pt/o-alentejo/natureza/percursos-transalentejo

×