Espumantes do Alentejo para beber no Ano Novo

Brindar a chegada de um novo ano com uma taça de espumante é talvez a maior tradição de Réveillon brasileira. De fato, mesmo quem prefere outros tipos de bebida precisa tomar uma taça à meia-noite. E, uma vez que as vinícolas alentejanas estão entre as melhores do mundo, preparamos uma lista de espumantes do Alentejo para beber no Ano Novo. Veja abaixo!

Cartuxa Bruto Branco

A Cartuxa é uma das vinícolas mais conhecidas do Alentejo e o seu espumante não deixa a desejar. Produzido com uvas da casta Arinto, é o primeiro espumante DOC Alentejo. Fresco e elegante, tem uma produção clássica, que inclui fermentação alcoólica em depósito de aço inoxidável, assim como estágio de seis meses sobre borra fina e cinco anos de estágio em garrafa.

Conde d’Ervideira Espumante da Água Branco

Este espumante é elaborado com quatro castas: Arinto, Antão Vaz, Gouveio e Alvarinho. De cor citrina e aroma fresco e fino, tem uma bolha fina, persistente e muito elegante. Acima de tudo, o mais interessante deste vinho é que ele estagiou durante nove meses em garrafa, no fundo do maior lago artificial da Europa, o Alqueva! De fato, isso acontece a 30 metros de profundidade, onde a temperatura é constante e a ausência de luz completa.

Espumante Esporão

O espumante da Herdade do Esporão é um vinho experimental, produzido apenas em anos excepcionais. A bebida tem cor, aroma e corpo necessários para esse tipo de vinhos, bem como um aspecto límpido, bolha fina e cordão persistente. Por fim, o paladar é elegante e cremoso.

Marquês de Borba Espumante Rosé

As castas Aragonez, Pinot Noir e Touriga Nacional dão origem a este vinho harmonioso, elegante e fresco, com um final seco e longo. Produzido pela J. Portugal Ramos, também conta com um aspecto límpido, bolha fina e persistente, e seu aroma tem notas de citrinos e biscoitos.

Quetzal Brut

Quinta do Quetzal é a responsável por este delicioso espumante, que deve ser servido a 10ºC. Desenvolvido com uvas Arinto, Antão Vaz e Perrum, foi criado justamente para celebrações e festas, como um néctar para momentos especiais.

Ravasqueira Espumante Grande Reserva

Feito exclusivamente com uvas Alfrocheiro colhidas à mão, tem um estilo Brut Nature. Surpreendentemente, é uma das experiências de enólogos do Monte da Ravasqueira, e mostra toda a dedicação, paixão e arte característicos desse produtor. O espumante é complexo, com uma acidez muito viva e bolha finíssima, notas de frutas cristalizadas e biscoito.

Reguengos Trifolium Espumante

Por fim, o último vinho da lista de espumantes do Alentejo é produzido pela CARMIM com uvas das castas Arinto, Perrum e Antão Vaz. Pode ser servido como aperitivo e acompanha bem carnes brancas, mariscos, sushi, queijo fresco e algumas sobremesas. De cor palha definida, tem aroma de frutos secos e mel, além de volume e persistência na boca.

×