6 restaurantes para comer bacalhau no Alentejo

Bacalhau

Todo mundo sabe que o bacalhau é muito popular em Portugal. De fato, há até quem diga que, no país, existe uma receita diferente deste peixe para cada dia do ano! Embora em terras alentejanas outras carnes sejam muito importantes na gastronomia – como, por exemplo, a carne de porco – é possível comer ótimos pratos de bacalhau no Alentejo.

Veja abaixo alguns restaurantes que servem esta iguaria!

Arte e Sal, Sines

Nada melhor que começar esta lista com um restaurante litorâneo. O restaurante Arte e Sal não apenas fica de frente para o mar como também tem mesas ao ar livre para comer curtindo a vista sensacional para o Oceano Atlântico. No cardápio, você encontra o bacalhau à lagareiro, em que o peixe é assado com azeite, batatas ao murro e alho.

Dom Joaquim, Évora

O Dom Joaquim fica em Évora, bem mais distante do litoral, mas nem por isso deixa a desejar com suas opções com bacalhau. Em primeiro lugar, há a famosa açorda de bacalhau com ovo escalfado. Em segundo lugar, o delicioso bacalhau assado no forno. O restaurante dá um toque contemporâneo à gastronomia tradicional alentejana sempre com os melhores ingredientes locais.

Fialho, Évora

Também em Évora, o Fialho é praticamente um embaixador dos sabores alentejanos entre os turistas. Isso porque conta com pratos elaborados com capricho e perfeição e um atendimento simpático e atencioso há mais de 70 anos! Quando o assunto é comer bacalhau no Alentejo, o Fialho serve um bacalhau assado sem igual.

Loios, Évora

Este incrível restaurante fica na Pousada Convento de Évora, um hotel instalado no antigo Convento dos Loios, conservando traços de sua arquitetura original. O restaurante serve gastronomia regional bem como outras especialidades portuguesas. Assim, o menu conta com duas opções com bacalhau: tiborna de bacalhau com pimentões de entrada e bacalhau com migas de crustáceos de prato principal.

Hotel Santa Luzia

Localizado na histórica cidade de Elvas, o hotel conta com o prato mais icônico feito deste peixe no Alentejo, o Bacalhau Dourado. Esta iguaria se tornou muito famosa após ser servida em uma reunião política entre Portugal e Espanha, em 1947. O prato também está citado no Guiness como o maior bacalhau dourado do mundo, pois foi elaborado e servido para mais de 3 mil pessoas, durante evento no Coliseu de Elvas, em 2011.

Sever, Portagem

Por fim, o último item da lista de restaurantes para comer bacalhau no Alentejo é um restaurante aconchegante e familiar, de onde se pode ver as muralhas de Marvão. É também um importante estabelecimento da comida tradicional alentejana. O bacalhau dourado está entre os pratos mais populares do cardápio.

×