A dieta mediterrânica do alentejano

A dieta mediterrânica é considerada uma das melhores do mundo e é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais. Inspirada nos hábitos alimentares das pessoas que vivem perto do Mar Mediterrâneo, este tipo de dieta ajuda a mudar o estilo de vida, melhora o metabolismo, além de contribuir para a perda de peso e o ganho de disposição, consequências de uma vida mais longa e saudável.

A gastronomia do Alentejo é influenciada pelo clima e herança mediterrânica, que prioriza uma alimentação totalmente saudável e bem balanceada, intimamente ligada à produção agrícola local. O Alentejo é o destino perfeito para quem está em busca de se alimentar bem e de forma saudável. Quem senta-se à mesa alentejana, aprecia o que há de melhor dos sabores portugueses. 

Entre os protagonistas da gastronomia alentejana estão os azeites, queijos de cabra e ovelhas, pães de trigo, açordas, as carnes e os peixes locais. Sem esquecer dos vinhos produzidos em todo território nos mais variados climas e solos, e da secular doçaria conventual produzida nos mosteiros e conventos da região e de todo país.

Açorda

No Alentejo, a refeição começa com petiscos variados. O presunto e os chouriços são uma iguaria local que combina perfeitamente com os queijos e as azeitonas (preta ou verde), colhidas nos olivais espalhados por toda a região. As azeitonas também são a matéria-prima para os deliciosos azeites alentejanos, usados para regar o pão fresco – uma tradição gastronômica da região.

Azeites alentejanos

Outras iguarias alentejanas são os pimentões assados, a salada de coelho com cebola e pimentões temperados com azeite, e as fartas migas tradicionalmente feitas com pão duro, além das costeletas e lombos de porco fritos. Algumas comidas típicas do Alentejo partilham receitas com a vizinha Espanha, como é o caso do gaspacho, uma sopa à base de tomate servida fria.

Para o prato principal, a carne e o peixe 100% locais são temperados com ingredientes retirados da terra como, por exemplo, coentro, hortelã, poejo, orégano, louro, salsa e outras ervas aromáticas, complementadas com cebola e alho. A carne mais popular é, com certeza, a do porco alentejano, criado pelos produtores locais e comprovadamente mais saudável por ter menos gordura, calorias e colesterol.

Peixes 100% locais

Igualmente populares entre os alentejanos são as chamadas carnes de caça, como veado, lebre, javali ou perdiz, por exemplo. Por fim, completando os pratos de carne estão os peixes e frutos do mar, mais populares no litoral da região. Essas receitas costumam levar arroz ou batata, e todos os ingredientes nadam em um delicioso molho que combina tomate, alho, cebola e claro, azeite.

Há ainda muitas opções vegetarianas tradicionais na cozinha alentejana, como as migas de espargos e tomate e a açorda alentejana, uma broa cozida com ovo escalfado e coentro. Variações contemporâneas deste prato também incluem camarão ou bacalhau. E para finalizar, nenhuma refeição está completa no Alentejo sem as sobremesas. Entre as iguarias mais tradicionais estão a sericaia, a pinhoada, e claro, a doçaria conventual.

A dieta mediterrânica, tal como no Alentejo, prevê o consumo moderado de laticínios, o uso de ervas aromáticas locais para temperar em substituição ao sal, o consumo de vinho junto às refeições e o companheirismo à mesa. Os alentejanos adoram reunir amigos e familiares para compartilhar uma deliciosa refeição.

×