Um roteiro gastronômico pelo litoral alentejano

O Alentejo possui praias lindas, mas elas não são a única atração do nosso litoral. Confira um roteiro especial da série Da Terra à Mesa por lugares exclusivos e fora do circuito de turismo tradicional para saborear nossa culinária e vinhos singulares.

As praias serão o cenário para vivenciar patrimônios, vinhos, azeites, queijos e outras atrações que só a costa alentejana pode proporcionar. Alugando um carro, é possível chegar na Península de Tróia com um ferryboat que sai de Setúbal. Ali, aproveite para fazer um tour guiado pelas Ruínas Romanas com o programa Ementa Ruínas. O passeio inclui uma refeição verdadeiramente romana, com pratos da época.

Depois, parta para a Herdade da Comporta, uma das maiores propriedades agrícolas de Portugal, com 12 mil hectares. Vale a pena fazer um passeio a pé pelas plantações, conhecer o Museu do Arroz e, principalmente, provar os saborosos vinhos durante o tour pela adega.

Conheça então o Cais Palafítico da Carrasqueira, um labirinto de estacas e tábuas de madeira construído pelos próprios locais para garantir acesso aos barcos de pesca mesmo em época de maré baixa. A pequena aldeia é o lugar certo para experimentar iguarias como choco frito e amêijoas.

Já em Alcácer do Sal, descubra a Cripta Arqueológica e o Centro Histórico da cidade antes de se apaixonar pelos famosos doces locais, feitos à base de pinhão.

Outra iguaria alentejana é o azeite, e na visita guiada à Herdade do Vale da Arca, o turista aprende mais sobre a produção dele, explorando os olivais e o lagar. A herdade está em Torrão, uma vila simpática conhecida por seu pão, que pode ser apreciado com ensopados e migas.

Entre Torrão e Grândola, encontra-se a barragem de Vale de Gaio, com uma paisagem cinematográfica de belas áreas verdes. A 45 minutos dali, o hotel e vinícola A Serenada, em plena Serra de Grândola, encerra o roteiro não só com a prova e visitas à adega e vinhas, mas também piqueniques e outras atividades que encantam os viajantes com as belezas alentejanas.

×