Conheça 8 praias Bandeira Azul do Alentejo

O Alentejo possui mais de 140 km de litoral e algumas das praias mais lindas da Europa (e até do mundo!). Entre elas estão 37 praias Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias costeiras e fluviais, portos de recreio e marinas que cumprem diversos critérios de conscientização e preservação do meio ambiente, como qualidade da água, segurança e serviços. 

Veja as oito melhores praias Bandeira Azul do Alentejo:

Monsaraz

Inserida no Centro Náutico de Monsaraz e em plena albufeira do Alqueva, a praia fluvial de Monsaraz possui excelente infraestrutura para os visitantes, com áreas gramadas e de areia, parque infantil, piscina flutuante com espaço para crianças e adultos, e possiblidade da prática de diversos esportes náuticos. Além disso, a praia é totalmente acessível, disponibilizando condições para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam usufruir de todo o espaço.

Mourão

Em segundo lugar, a praia fluvial de Mourão também está situada na albufeira do Alqueva e possui um areal com cerca de 320 metros, dos quais 100 são vigiados. No local há guarda-sóis, uma piscina flutuante para crianças, plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e escorregador. Por fim, a praia ainda oferece acessibilidade que inclui rampa de acesso à água e cadeira anfíbia.

Amieira

A praia fluvial de Amieira está localizada ao lado da aldeia de mesmo nome, e é a maior das praias fluviais do Alentejo. De fato, sua extensão de areia tem cerca de 600 metros de comprimento e várias larguras, o que dá ao local uma beleza única. Desse total, cerca de 150 metros de areia são vigiados por salva-vidas. No local há guarda-sóis e espaço para guardar as toalhas, além de infraestrutura com bar e restaurante, estacionamento e acessibilidade.

Cinco Reis

A praia está localizada na Albufeira de Cinco Reis e dispõe de um amplo areal. Além disso, está inserida na principal porção do rio Guadiana e faz parte do sistema de água da Barragem do Alqueva. A beleza desta praia é única e envolta por uma intensa cultura de oliveiras. Oferece acesso adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, condições para práticas de esportes náuticos e uma área para banho com a presença de salva-vidas. Além disso, conta com um posto de primeiros socorros, instalações sanitárias, chuveiros e dois estacionamentos.

Comporta

A praia da Comporta é uma das mais badaladas do litoral alentejano. Possui um areal fino e extenso e mar com águas cristalinas, onde os visitantes podem desfrutar de uma experiência tranquila e agradável. Além disso, há uma excelente estrutura para receber turistas, com opções de bares e restaurantes com o melhor da gastronomia alentejana e uma pequena vila. A praia cumpre critérios ambientais, de segurança, de conforto dos usuários, de informação e sensibilização ambiental.

Tapada Grande

Situada no ambiente tranquilo da albufeira da Barragem da Tapada Grande, em Mina de São Domingos, esta praia é uma área de lazer muito agradável, com areal, área gramada e uma infraestrutura completa de apoio. A praia disponibiliza guarda-sóis, área para piquenique e churrasco. Além disso, há bar, restaurante e espaço para alugar canoas para um passeio pelas águas calmas.

Zambujeira do Mar

Encrustada sobre falésias escarpadas no extremo sul do Alentejo, este destino é uma das joias da Costa Vicentina. Neste pequeno povoado de pescadores, os visitantes conseguem sentir a calma e a tranquilidade do local. O agito do mar é ideal para os amantes do surfe e para a prática de esportes náuticos, mas também excelente para banhos de mar. Em Zambujeira do Mar há duchas, vigilância, bar, restaurante e estacionamento.

Carvalhal

A última das praias Bandeira Azul da lista está situada a poucos quilômetros da Zambujeira do Mar. A praia do Carvalhal é bastante concorrida durante o verão e está integrada ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, considerado o litoral europeu mais bem preservado. Esta praia possui um areal espaçoso, mas não muito extenso, porque é limitado por altas falésias e banhado pelo mar de ondulação forte com boas condições para a prática de surfe. Possui infraestrutura de apoio e um estacionamento.

×