O que fazer em Castro Verde

Dentre as charmosas vilas alentejanas, Castro Verde abriga algumas atrações peculiares. Se planeja visitar a região, não deixe de reservar pelo menos um dia para conhecer esse simpático povoado. Ele tem monumentos, igrejas, museus e diversos pontos turísticos interessantes que valem uma visita. Confira alguns deles a seguir.

Monumentos

A arte é um dos itens mais aparentes na cidade. Em um simples passeio de carro, é possível encontrar inúmeros monumentos, geralmente exibidos no centro de rotatórias pelo vilarejo. Não deixe de conferir o Riqueza do Subsolo, do artista António Trindade, e o Caminho da Liberdade, feito por Manuel Santos Carvalho com blocos de mármore.

Gastronomia

Visitar novas vilas é um convite para conhecer novos restaurantes. Em Castro Verde não é diferente. A gastronomia tradicional marca presença com as migas, os enchidos e o ensopado de borrego. Os folhados de gila e as queijadas de requeijão são sobremesas famosas para encerrar a refeição com chave de ouro.

Museus

A Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição é um templo imponente que marca de forma bem visível o núcleo urbano da vila. O seu altar é revestido com talha dourada e o interior é coberto por riquíssimos painéis de azulejos do século XVIII, que retratam a Batalha de Ourique, episódio lendário ligado à fundação da cidade. Já o Museu da Lucerna exibe uma coleção única de antigas lâmpadas do século três.

×