4 destinos de praia para conhecer no Alentejo

A maior região de Portugal tem mais de 140 km de litoral e as suas praias estão entre as melhores da Europa. Conheça 4 destinos de praia que não podem ficar de fora da sua lista quando for visitar o Alentejo.

Praia da Comporta

Situada no extremo sul da Península de Troia, Comporta é um dos destinos de praia do Alentejo. É muito procurada por turistas e veranistas, principalmente por sua beleza e facilidade de acesso. Seus 24 km de areia, situados entre o Oceano Atlântico e a Reserva Natural do Estuário do Sado, oferecem um espaço bem preservado, rodeado por sobreiros, dunas de areia, arrozais e vinhas. O mar é tranquilo e com pequenas ondulações, ideal para a prática de kitesurfe, por exemplo. Esta aldeia hippie-chique do Alentejo é repleta de excelentes restaurantes e bares da moda.

Vila Nova de Milfontes

Este simpático povoado na Costa Vicentina tem praias calmas e lindas muito procuradas por ainda manterem as características naturais e por terem excelentes condições para a prática de esportes náuticos. A pequena cidade é descontraída e lar de um punhado de ótimos restaurantes. No centro histórico, destaque para uma fortaleza do século 16, construída para defesa contra os ataques de pirataria, a Igreja Matriz e o Farol do Cabo Sardão, construído no início do século 20. Além disso, existem algumas atrações culturais para explorar dentro e fora desta pequena vila.

Porto Côvo

Esta típica vila de pescadores é um dos destinos de praia do Alentejo que parece ter parado no tempo.  Ruas de paralelepípedos e pequenas casas caiadas de branco formam belos cenários e fazem do destino um lugar perfeito para descansar. As lindas praias escarpadas e escondidas, que se encontram ao longo da costa, valem a visita. Além disso, não deixe de visitar a Ilha abandonada do Pessegueiro, onde há vestígios de ocupação cartaginesa durante o século 3 a.C. e de ocupação romana. Ainda é possível ver ruínas de um forte construído no século 17 que, juntamente com uma fortaleza gêmea em Porto Covo, defendiam esta parte da costa.

Zambujeira do Mar

Encrustada sobre falésias escarpadas no extremo sul do Alentejo, este destino é uma das joias da Costa Vicentina. Neste pequeno povoado de pescadores, os visitantes conseguem sentir a calma e a tranquilidade do local. As belas praias são os maiores atrativos, principalmente no verão, devido às suas condições naturais ainda preservadas e perfeitas para a prática de esportes náuticos. Sua localização central, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, tornam Zambujeira do Mar uma base natural para explorar as inúmeras praias do parque, bem como os maravilhosos areais de Monte Clérigo, Arrifana e Praia do Amado.

×