22 coisas para fazer no Alentejo em 2022

Um novo ano começou com tudo, e traz com ele muitas possibilidades, inclusive quando o assunto é viagem. Pensando em conhecer o Alentejo em 2022? Veja 22 coisas para fazer neste destino inesquecível de Portugal!

1. Subir no topo de Sé Catedral de Évora

Em primeiro lugar, uma atração imperdível na principal cidade alentejana. A Sé Catedral de Évora é a maior catedral medieval de Portugal, e suas torres assimétricas e seu interior imponente são apenas o começo da visita. De fato, é possível subir em seu telhado e curtir a vista da cidade toda!

2. Passear de barco no Alqueva

Em segundo lugar, temos o Alqueva, que também tem um título grandioso: o de maior lago artificial da Europa. Por isso, não dá para visitar o Alentejo sem passar por lá e conferir a paisagem impressionante ao redor. E uma das melhores formas de curtir o Alqueva é em um delicioso passeio de barco!

3. Observar estrelas

A região do Alqueva também se destaca por outro motivo. É um local com características perfeitas para a observação de estrelas, por isso recebeu a certificação de Starlight Tourism Destination. Aproveite para ver mais estrelas do que jamais viu na vida, além de planetas e outros astros.

4. Fazer uma trilha da Rota Vicentina

Foto: Rota Vicentina

Visitar o Alentejo em 2022 e não explorar uma de suas incríveis trilhas é praticamente um pecado. De fato, a Rota Vicentina tem percursos lindíssimos no interior e no litoral, para os mais diversos níveis de preparo físico.

5. Assistir ao pôr do sol do Castelo de Monsaraz

A vila de Monsaraz é pequena e cheia de charme. Além disso, no ponto mais alto do vilarejo fica o Castelo de Monsaraz, com centenas de anos de história. Ele garante uma vista para os campos ao redor e também para o lago Alqueva, e assistir ao pôr do sol de lá é um verdadeiro privilégio.

6. Ver golfinhos em Troia

A península de Troia, onde as águas do rio Sado encontram o oceano Atlântico, é sem dúvida um dos principais destinos de verão do Alentejo. Em passeios de barco pelo Estuário do Sado, é possível ver de perto graciosos golfinhos em seu habitat natural!

7. Andar de bicicleta

Foto: Live Love Ride

O Alentejo é perfeito para andar de bicicleta, pois tem uma série de estradas tranquilas e bem sinalizadas, paisagens incríveis e muita segurança. Então, que tal pedalar pelos caminhos do Alentejo em 2022?

8. Fazer uma prova de vinhos

Você já deve saber que o Alentejo produz alguns dos melhores vinhos do mundo. O enoturismo da região é excelente, e permite que você visite as vinícolas, conheça o processo de produção e, acima de tudo, prove vários vinhos diferentes.

9. Experimentar um prato tipicamente alentejano

Falando em vinhos, é bom lembrar que a gastronomia alentejana também é um arraso. Então, se estiver no Alentejo em 2022, aproveite para experimentar pratos típicos como as migas, o ensopado de borrego ou as bochechas de porco preto.

10. Curtir um dia de sol em uma praia de água doce

Fora as belas praias no litoral, o Alentejo conta com várias praias de água doce, criadas em vários de seus lagos. Por exemplo: Alamal, Maranhão, Tapada Grande, Mourão, Amieira, etc. Além disso, algumas possuem estrutura completa, com guarda-sóis, salva-vidas e até piscina infantil.

11. Passear a cavalo

O turismo rural é muito forte nesta região, e é também uma oportunidade de se conectar com a natureza e mergulhar nos belos cenários locais. Assim, uma ótima maneira de fazer isso é em um passeio a cavalo pelos campos.

12. Ir até o Pulo do Lobo

Em meio ao Parque Natural do Vale do Guadiana fica o Pulo do Lobo, uma impressionante queda d’água. Vale a pena conhecer este incrível parque, apreciar a fauna e flora local e ainda conferir de perto o Pulo do Lobo.

13. Assistir ao pôr do sol no mar

Outro pôr do sol inesquecível do Alentejo pode ser visto no litoral. Nossa dica, aliás, e ir até o Cais Palafítico da Carrasqueira. Este labirinto de tábuas e estacas foi construído pelos locais para garantir acesso aos barcos mesmo com a maré baixa.

14. Comprar uma lembrança tipicamente alentejana

Volte para casa com um bom souvenir do Alentejo em 2022! Entre as opções mais populares estão os tapetes de Arraiolos, itens feitos de cortiça, tapeçaria de Portalegre e itens de cerâmica de São Pedro do Corval, por exemplo.

15. Visitar o Museu Berardo Estremoz

Os azulejos portugueses são famosos no mundo todo, e o Alentejo tem um museu dedicado a eles. Situado no centro de Estremoz,  o museu tem desde exemplares geométricos de centenas de anos até azulejos do século 21.

16. Fazer um piquenique no campo

Uma das coisas mais gostosas de se fazer no Alentejo é curtir um piquenique no campo. Não faltam lugares tranquilos e, além disso, há muitas delícias regionais para aproveitar na ocasião, como os queijos, embutidos e vinhos.

17. Visitar um campo de girassóis

Próximo à fronteira com a Espanha, entre a cidade de Moura e a vila de Vidigueira, há um campo de girassóis deslumbrante. É uma paisagem simplesmente linda!

18. Surfar em Comporta

A praia de Comporta é uma das queridinhas do Alentejo, e tem ótimas ondas para surfe. Mesmo que você nunca tenha praticado esse esporte, vale a pena fazer uma aula e tentar pelo menos uma vez!

19. Visitar o Museu dos Chocalhos

Os chocalhos, no Alentejo, nada mais são que os sinos usados por animais de propriedades rurais no pescoço. A fabricação desses objetos tipicamente alentejanos é tão única que existe um museu todo dedicado a isso!

20. Degustar um jantar harmonizado

Já falamos nesta lista sobre experimentar a gastronomia alentejana, e também sobre fazer uma prova de vinhos. Por isso, agora é a vez de fazer os dois juntos e desfrutar de um jantar harmonizado, em que o prato e o vinho estejam em perfeita harmonia!

21. Passear pelos Caminhos de Santiago

Este é outro conjunto de trilhas belíssimo da região. Mesmo que não vá percorrer os caminhos completos, faça uma caminhada curta por algum deles para apreciar as paisagens.

22. Conhecer a maior fortificação abaluartada do mundo

Por fim, temos uma atração imperdível no Alentejo: Elvas. A cidade tem uma estrutura defensiva em forma de estrela que é impressionante, que é uma importante construção histórica. Entre os inúmeros fortes e fortins, não deixe de visitar o Forte da Graça.

×