Atividades esportivas para praticar no Alentejo

O Alentejo é muito conhecido por suas belas paisagens, seus vinhos premiados e por oferecer um conceito de turismo slow travel. No entanto, se você é um viajante que gosta de atividades esportivas, adrenalina e aventuras radicais, o Alentejo também é para você. Veja algumas atividades imperdíveis para fazer na região mais autêntica de Portugal.

Canoagem

Para começar, que tal praticar canoagem no rio Guadiana? A bordo de um pequeno caiaque você irá viver momentos de pura emoção. Além de uma atividade extremamente divertida, é também uma maneira de ver de perto vários trechos de natureza praticamente intocada. Mesmo que não tenha experiência, o percurso é ideal para iniciantes e existem profissionais preparados para te auxiliar durante todo o trajeto. Além de canoagem, é possível praticar uma diversidade de atividades aquáticas como vela, wakeboard, windsurfe, caiaque, esqui aquático etc. As condições climáticas são favoráveis e existem muitas empresas que alugam os equipamentos necessários.

Trekking

Território de transição entre planícies e zonas montanhosas, o Alentejo tem muitas belezas naturais em seus campos, lagos e serras. Além disso, possui uma série de percursos com boa infraestrutura que permite vários dias de caminhada por uma região de belezas naturais autênticas e quase secretas. Os Caminhos de Santiago no Alentejo, por exemplo, contam com 1,4 mil quilômetros de trilhas que seguem rumo norte. Já a Rota Vicentina, na região sudoeste, é dividida em Caminho Histórico pelo interior, Trilho dos Pescadores, no litoral, e Percursos Circulares com trilhas menores que permitem que os viajantes comecem e terminem o caminho em um mesmo ponto.

Ciclismo

O Alentejo é extremamente acessível para quem quer conhecer a região de bicicleta. Além disso, conta com uma rede de estradas secundárias em boas condições e pouco tráfego, ideais para pedalar com tranquilidade e em segurança. Para os iniciantes, a dica é conhecer a região norte. A partir da cidade de Marvão, situada no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, é possível percorrer todo o trajeto de norte a sul ou em direção ao litoral sem nunca precisar enfrentar subidas muito longas ou íngremes. Já para os mais experientes, basta fazer o percurso contrário, subindo a Serra de São Mamede ou, mais ao sul, a Serra de Ossa. A Rota Vicentina também é uma ótima pedida, pois existem outros 38 percursos criados exclusivamente para mountain bike.

Balonismo

Se a vista com traços de verde e dourado já impressiona do solo, o visual fica ainda melhor dentro de um balão. O destino oferece paisagens lindas, além de silêncio e tranquilidade nos ares que proporcionam passeios incríveis e emocionantes. Os contrastes e cores se destacam e ficam ainda mais belos durante o nascer ou o pôr do sol, criando um verdadeiro espetáculo que só a natureza pode proporcionar. O passeio está disponível em diversos locais da região. Anualmente, o distrito de Portalegre recebe o Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o maior e mais antigo do gênero em Portugal.

Off road

Outra atividade esportiva ideal para quem aprecia aventura são os passeios off road em quadriciclos e veículos 4X4. No Alentejo há diversos percursos para todos os níveis de habilidade com trajetos moderados, trilhas enlameadas e cursos d’água em diferentes cidades como Beja, Évora, Portalegre etc. A adrenalina ao percorrer diversos tipos de terreno se une ao intenso sentimento de liberdade, estimulando sensações que ficarão na memória dos aventureiros.

Golfe

Situado na península de Troia, o Troia Golf Championship Course é um campo de golfe reconhecido como uma das melhores opções do mundo para os praticantes do esporte. Em 2019 foi eleito um dos dez melhores campos de golfe da Europa Continental pela revista Golf World. Tanto reconhecimento não vem sem mérito: desenhado pelo arquiteto de golfe norte-americano Robert Trent Jones Senior, o Troia Golf se estende por mais de seis quilômetros ao longo de uma linda praia. Ao todo, são 18 buracos com uma impressionante vista para o mar.

Paraquedismo

Para finalizar, a atividade mais radical da lista é o paraquedismo. Évora é o destino número um para os paraquedistas e entusiastas do esporte que visitam o Alentejo. Por lá, está a sede da Federação Portuguesa de Paraquedismo e por isso a atividade é muito praticada na cidade. Além disso, o destino tem paisagens e vistas que tornam essa experiência particularmente especial. Durante a queda livre é possível ver de longe as construções medievais da região.

×