Roteiro de 3 dias no Alentejo

O Alentejo é a maior região de Portugal e, por isso mesmo, conta com muitas atrações e destinos que se pode conhecer em uma só viagem. Sendo assim, pode ser difícil escolher um roteiro por este local incrível, principalmente se você tem pouco tempo para explorar as terras alentejanas. Por isso, preparamos um roteiro de 3 dias no Alentejo!

Uma dica: você pode fazer todo este roteiro de carro. Não só as distâncias são curtas, como também as estradas são excelentes.

Dia 1: Évora

Vista de Évora
Évora

Comece sua viagem por Évora, o principal destino do Alentejo. Embora seja a maior cidade do roteiro, tem 50 mil habitantes, ou seja: tem um ritmo tranquilo e pacato. Viajando de carro, fica a apenas 1h30 de Lisboa.

Évora é o cartão-postal do Alentejo, uma cidade com mais de quatro mil anos. Por isso mesmo, é conhecida como Cidade Museu, e seu centro histórico é um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Justamente lá se encontram as grandes atrações da cidade, como por exemplo o imperdível Templo de Évora, do tempo dos Romanos, a Praça do Giraldo e a Igreja de São Francisco, onde fica a sinistra Capela dos Ossos. Todos esses pontos turísticos valem a visita. Além disso, o cenário é marcado pelo magnífico Aqueduto da Água de Prata, que tem sete quilômetros de extensão e levou quase cem anos para ser construído.

Por fim, aproveite o tempo na cidade para andar por suas ruas, visitar lojas de souvenires e fazer uma boa refeição alentejana. Lá também é um bom lugar para provar um dos deliciosos vinhos do Alentejo, pois é onde fica a sala de provas da Roda dos Vinhos do Alentejo.

Escolha um dos excelentes hotéis de Évora para passar a primeira noite da viagem.

Dia 2: Monsaraz, Vila Viçosa e Estremoz

Na manhã seguinte, parta para Monsaraz, em um percurso que dura apenas 50 minutos.

Monsaraz

Esta pequena vila medieval, situada no topo de uma colina e rodeada por muralhas, esbanja charme e história. Apaixone-se por suas ruas de pedra, casas branquinhas e janelas floridas. Inegavelmente, o ponto alto da visita é o Castelo de Monsaraz, que fica em uma localização privilegiada, garantindo uma vista deslumbrante para os campos ao redor e para o grandioso lago Alqueva.

Vila Viçosa

Então, é a vez de conhecer Vila Viçosa, ou a “Princesa do Alentejo”, que fica a apenas 50 minutos de Monsaraz. Esta região do Alentejo é conhecida pela abundância de mármore, explorado em dezenas de pedreiras. Por isso, a principal atração do destino é o Paço Ducal de Vila Viçosa, construção com mais de 400 anos que conta com uma impressionante fachada completamente revestida com mármore.

Além de conhecer outras atrações como o castelo do século 13, a Igreja Matriz e o Convento dos Agostinhos, vale a pena passear pelo destino e apreciar as diversas casas decoradas com o mármore local.

Pousada Castelo de Estremoz
Estremoz

A próxima parada é Estremoz, a 20 minutos de distância. É outro destino muito ligado ao mármore e que mais parece uma vila encantada. De fato, Estremoz é dividida em duas: uma parte está dentro das muralhas centenárias, onde ficam o Castelo de Estremoz e inúmeras casinhas medievais; fora das muralhas, no entanto, o que se vê é uma cidade moderna.

Por isso, o passeio começa no centro histórico, para ver de perto o castelo e a famosa Torre das Três Coroas, espetacular construção de mármore branco. Outras atrações próximas são o Convento de São Francisco e o Convento dos Congregados.

Por fim, como Estremoz é a última parada do dia, escolha um dos excelentes hotéis da cidade para ficar.

Dia 3: Elvas, Marvão e Castelo de Vide

Elvas

Continuando o roteiro de 3 dias no Alentejo, o próximo destino está a apenas 25 minutos de viagem. É Elvas, um local que impressiona viajantes do mundo todo.

Primeiramente, impressiona por sua fama. Ela é a rainha da fronteira de Portugal e conta com a maior fortificação abaluartada no mundo. Em segundo lugar, chama atenção por sua história: dizem que foi preciso quase 30 anos, 6 mil homens, 4 mil animais e 120 mil moedas de ouro para construir o Forte de Nossa Senhora da Graça, uma de suas principais atrações.

Elvas é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar, e não é preciso ser especialista para entender. O destino conta com uma estrutura defensiva em forma de estrela que é simplesmente fascinante. Não é à toa que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Marvão

Depois de Elvas, enfim é hora de conhecer dois dos vilarejos mais bonitos de Portugal. O primeiro é Marvão, que fica a cerca de 1h15 de Elvas, sendo o percurso mais longo deste roteiro de 3 dias no Alentejo. Já Castelo de Vide está separado por meros 10 km de Marvão. Ambas têm um visual que parece saído de contos de fada: o charme de outros séculos, a vista para os arredores, as construções medievais, as ruas de pedra. Completando o cenário, por fim, há a estonteante natureza da Serra de São Mamede, onde estão localizadas.

Castelo de Vide

Você pode finalizar o roteiro de 3 dias no Alentejo partindo para Lisboa, que está a 200 km de distância de Castelo de Vide, ou aproveitar mais um dos ótimos hotéis desta região.

×