O charme de Monsaraz

obrigatorio-monsaraz-g
Não é difícil descrever Monsaraz: uma pequena vila medieval no topo de uma montanha, rodeada por muralhas e encimada por um castelo. Pode parecer simples, e é. Talvez seja justamente essa simplicidade que encanta os visitantes. Mas talvez, para compreender a magia desse destino, seja necessário conhecê-lo de perto.

monsaraz-capa
Talvez seja necessário caminhar por suas ruas estreitas de pedra e ver de perto as casinhas branquinhas, os muros de pedra e as janelas floridas. Talvez, só depois de conhecer cada canto desse lugar – porque, quando dissemos que é pequeno, falamos sério – e se maravilhar a cada segundo é que você vai se apaixonar perdidamente por Monsaraz.

Mas a verdade é que é impossível não gostar de uma vila tão charmosa. Do momento em que se atravessa a muralha até quando se aprecia a vista panorâmica dos arredores, há muito que faz perder o fôlego aqui. O mirante perfeito é o topo do Castelo de Monsaraz, de onde se vê os campos e o grandioso lago do Alqueva.

monsaraz-panoramica2
O destino fica ainda melhor nas festas de fim de ano. Suas ruas são povoadas com um presépio em tamanho real, com esculturas belíssimas em partes diferentes da vila. Vale lembrar que Monsaraz também possui mostras de arte na Igreja de Santiago, um museu sobre a cultura judaica na região, a Casa da Inquisição, e excelentes lojas de artesanato e souvenires.