Inverno no Alentejo: como aproveitar o melhor do destino

Visitar o Alentejo no período do inverno, que começa em dezembro e vai até março, é a escolha perfeita para quem quer fugir das altas temperaturas do verão brasileiro. A estação mais fria do ano na maior região de Portugal é a época perfeita para relaxar próximo à lareira e se deliciar com pratos quentes que só os portugueses são capazes de preparar.

inverno no alentejo

Os dias de inverno no Alentejo são ensolarados com temperaturas amenas, mas nada do frio intenso como no restante da Europa. E, mesmo com as baixas temperaturas, os constantes dias de sol convidam os visitantes a fazer atividades ao ar livre.

Uma ótima opção é explorar as planícies com campos de plantações que aguardam a mudança de estação. Os amantes de esportes podem realizar um passeio de bicicleta, moto ou jipe para aproveitar as paisagens bucólicas que ganham um tom mais opaco durante o inverno, mas sem perder o seu charme.

Também há opções como caminhadas, slide, rapel e até mesmo escalada. Cidades como Mértola, Beja, Alandroal e Serpa são os pontos mais procurados pelos visitantes para a prática dessas atividades.

Durante o inverno no Alentejo, é possível alguns períodos mais chuvosos, nada que atrapalhe a programação. Nesses dias, o ideal é se abrigar em locais fechados. Por isso, aposte nos programas culturais e aproveite para visitar monumentos impressionantes da região e os muitos museus espalhados pelas cidades.

Outra dica para os dias chuvosos é curtir o conforto e a comodidade dos hotéis, que oferecem a possibilidade de tomar um bom vinho diante da lareira, desfrutar de tratamentos em spas, relaxar em piscinas aquecidas ou jacuzzis, entre outros.

inverno no alentejo

O clima frio e úmido também é perfeito para provar pratos quentes típicos da culinária alentejana, como, por exemplo, o ensopado de borrego, uma verdadeira iguaria local, preparado com tempero de hortelã e ervas aromáticas.

Os vinhos também não podem ficar de fora de uma programação de inverno impecável. Nas muitas herdades é possível participar de degustações, visita às caves e adega e ter experiências enogastronômicas incríveis.

Ficou com vontade de apreciar essas paisagens únicas? Separe um bom agasalho e embarque em uma adorável viagem pela encantadora região do Alentejo.

×