Turismo LGBTQA+ no Alentejo

Turismo LGBTQA+ no Alentejo

Portugal é considerado um país gay-friendly. De fato, o destino é apontado como um dos mais avançados em termos de reconhecimento dos direitos LGBTQA+ no mundo. Em 2019, a ILGA Europe colocou Portugal no top 10 da Europa devido à progressiva legislação dos direitos LGBTQA+. Em 2021, o Spartacus Gay Travel Index colocou Portugal na primeira posição de destino mais gay-friendly da Europa. Isso, é uma ótima notícia para quem quer viajar para lá. Mas e o Alentejo? Os viajantes gays se sentirão bem-vindos no destino?

Apesar de se tratar de um lugar rural e tradicional, o Alentejo é um lugar especial e bastante fora de sincronia com outras regiões rurais da Europa. Com pouca densidade populacional, apenas 600 mil habitantes ocupando a área mais extensa do país (cerca de 1/3 do território), a região é bastante tolerante e respeita a individualidade de cada um.

Como resultado, as pessoas de lá dão as boas-vindas a todos pelo que são. Os alentejanos têm uma visão de vida moderna e acolhedora. Então, se você procura um local onde a tranquilidade é imperativa para a comunidade gay, o Alentejo é o lugar certo.

Esta sensação de tranquilidade e acolhimento é constante por todo território rodeado pelas paisagens infinitas, pelo seu ritmo de vida único e pelas suas planícies verdejantes. O Alentejo é uma terra de simplicidade onde a natureza assume o protagonismo e o passado ganha destaque em cada atração, cidade, castelo e centro histórico que se visita.

Os viajantes que se dedicam a explorar o Alentejo descobrem culturas especiais, uma deslumbrante costa atlântica e as aldeias mais tranquilas que se possa imaginar.

×