O que visitar no Alentejo

Viajando pelo Alentejo, os turistas entendem bem porque ele é conhecido como a região mais autêntica de Portugal. Espalhadas por seu território estão inúmeras atrações que encantam seus visitantes. Confira algumas opções do que visitar quando estiver no Alentejo.

Monumentos religiosos

O Alentejo é um importante destino para o turismo religioso em Portugal, com variados patrimônios significativos. Entre eles está a Sé de Évora, maior catedral medieval do país. Construída em granito, a igreja possui um belíssimo crucifixo chamado “Pai dos Cristos”, que se encontra acima de uma pintura de Nossa Senhora da Assunção, os bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.

Antiga Sé de Elvas

Em Estremoz fica o Convento dos Congregados de arquitetura barroca e fortes influências italianas. Seu interior possui incríveis painéis de azulejos. Já a Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Elvas chama atenção por suas portas laterais manuelinas, capela mor barroca e altares barrocos de talha dourada e de mármore. Outra construção belíssima é a Basílica Real de Castro Verde, que em seu interior abriga paredes revestidas inteiramente dos tradicionais azulejos portugueses.

Vilarejos medievais

As pequenas vilas e vilarejos do Alentejo são surpreendentes e repletas de patrimônios histórico e cultural, que apaixonam os turistas com suas ruazinhas de pedra, castelos medievais e vistas avassaladoras.

Monsaraz está situada próxima à fronteira com a Espanha, fica sobre uma colina e cercada por muralhas medievais. A vila tem estreitas ruas de paralelepípedos, casas de paredes brancas e um castelo impressionante, que garante uma vista belíssima para o lago Alqueva.

alentejo
Mértola

Mértola foi uma importante cidade do Império Romano e, depois, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal, e por lá é possível encontrar edifícios e vestígios que contam uma história vasta e muito antiga.

Já a vila de Serpa conta com um centro histórico muito bem preservado, e na parte mais alta, ficam as construções mais longevas, muitas do período medieval, inclusive a torre do antigo castelo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, além de um monumental aqueduto com arcada italiana.

Castelos

O Alentejo também surpreende os viajantes com seu impressionante patrimônio histórico. Entre eles, os castelos se destacam por serem cheios de história e alguns onde é possível até se hospedar. Destaque para o Castelo de Arraiolos e sua arquitetura circular, localizado no topo do Monte de São Pedro e rodeado por uma muralha em forma de elipse.

Castelo de Beja

Outra construção incrível é o Castelo de Beja com sua torre de 40 metros de altura, composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina. Já o Castelo de Marvão, que fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.

Museus

A arte é um dos maiores interesses dos turistas que vão à Europa, e no Alentejo não é diferente. Seus pequenos museus têm diversos tesouros para os amantes da arte. Como é o caso do Museu de Évora, o mais importante do Alentejo. Com mais de cem anos de história e mais de 20 mil objetos, sendo os 19 painéis de temas religiosos a menina dos olhos do acervo.

Museu da Tapeçaria de Portalegre

Outro importante museu do Alentejo é o Museu da Tapeçaria de Portalegre, próximo à fronteira com a Espanha. O espaço é dedicado à apresentação, conservação e estudo deste singular patrimônio artístico da região e abriga trabalhos belíssimos e originais feitos em lã. Além da exposição permanente, há iniciativas com artistas nacionais e estrangeiros, principalmente aqueles que utilizam a tapeçaria Portalegre de alguma maneira em sua expressão artística.

Praias

O litoral alentejano é encantador, com praias de tirar o fôlego como Zambujeira do Mar, rodeada por falésias altas e enfeitadas com suas casinhas brancas. Para aqueles que preferem um lugar mais badalado, a praia de Comporta e a península de Tróia deslumbram os visitantes não só com seu visual, mas também com a ótima estrutura turística, que inclui hotéis e resorts incríveis, de quatro e cinco estrelas.

alentejo
Zambujeira do Mar

A cidade de Sines tem praias encantadoras, como a praia do Samouqueira, e até um ponto de encontro naturista: a Praia do Salto. Sines também conta com a famosa Ilha do Pessegueiro, com um forte que é um mirante privilegiado para o litoral. Já a praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, é ideal para as famílias por suas águas calmas, onde os pequenos podem se divertir procurando caranguejos na maré baixa.

Vinícolas

A região alentejana é conhecida por seus vinhos de altíssima qualidade, que contam com tradição milenar na sua produção, rótulos premiados e conceituadas vinícolas. Entre elas estão a Herdade do Esporão, João Portugal Ramos e a Quinta do Quetzal, perfeitas para fazer uma degustação harmonizada com as iguarias locais.

alentejo
Herdade do Esporão

Na Adega Mayor os viajantes podem ver de perto como são feitos os vinhos, conhecer a propriedade, aprender sobre a produção, participar de degustações e assistir a workshops especiais. Já na Herdade Abegoaria dos Frades é possível conhecer a propriedade em um passeio de jipe, provar os vinhos à beira da piscina, fazer piquenique nas vinhas ou até mesmo apreciar um jantar romântico após curtir o pôr do sol de uma das torres da Abegoaria.

×