Explorando Marvão e Castelo de Vide

1-marvao-e-vide-01

Marvão e Castelo de Vide não se completam apenas geograficamente. As duas cidades, localizadas lado a lado no nordeste alentejano, quase na fronteira com a Espanha, têm um sem-fim de encantos.

A primeira está no ponto mais alto da Serra de São Mamede, ou seja: o ponto mais alto ao sul do rio Tejo. Se a montanha já é linda, imagine a vila que ali está, a centenas de metros de altitude.

Esta localização fez de Marvão um ponto estratégico de defesa natural, e sua história mostra isso com clareza, já que teve um papel fundamental em grandes conflitos militares. Dentro de suas muralhas, você vai encontrar arquitetura alentejana, com arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e muito granito. Fora delas, prepare-se: uma vista sem igual da região!

Não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santiago, a Capela renascentista do Espírito Santo e o Convento de Nossa Senhora da Estrela.

1-marvao-e-vide-02-pJá Castelo de Vide é uma das mais belas vilas portuguesas (e olha que o país tem muitas!). Acredite: o castelo rodeado pelas casinhas brancas, com ruelas que sobem e descem, são de um charme impressionante. Do alto, você também terá uma vista privilegiada: de aldeias no meio dos campos, de Marvão e até das terras espanholas.

Além do castelo, faça uma visita à Capela de Nossa Senhora da Penha, e tome das águas da Fonte da Vila ou da Fonte da Mealhada – dizem que têm propriedades terapêuticas!