Sete curiosidades sobre o Alentejo

Já dissemos aqui algumas vezes que o Alentejo é a região mais autêntica de Portugal. Isso porque a cultura, o ambiente, as construções e as tradições locais são únicas. Só para exemplificar, separamos sete curiosidades sobre o Alentejo. Confira!

1. É a maior região de Portugal

O Alentejo tem 31,6 mil quilômetros quadrados, sendo, portanto, a maior região portuguesa, com 34,3% de todo o território do país. No entanto, de suas curiosidades é que a população é somente 705,4 mil habitantes – apenas 6,8% do total. Por isso, você pode ter certeza de que nossas estradas são tranquilas, nossas cidades esbanjam sossego e os horizontes são belíssimos e limpos de poluição.

2. Sua natureza é surpreendente

Foto: Rota Vicentina

Muita gente conhece as paisagens bucólicas do Alentejo, que incluem campos dourados até perder de vista e vinícolas que sobem e descem colinas. Contudo, a natureza local é ainda mais rica, e conta com lagos, rios e áreas verdes com muita vida animal, como a Serra de São Mamede ou o Vale do Guadiana.

3. Conta com cinco títulos da UNESCO

Sem dúvida, a região é muito rica culturalmente. Assim sendo, já recebeu cinco títulos da UNESCO. A cidade de Elvas e o centro histórico de Évora foram considerados Patrimônio Mundial da Humanidade. Além disso, o figurado em barro de Estremoz e o Cante Alentejano, expressões artísticas tradicionais, e a arte chocalheira, uma tradição milenar da região, são Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade. Por fim, a falcoaria, uma prática muito comum em terras alentejanas, também recebeu a classificação da Organização.

4. Tem 179 quilômetros de litoral

Foto: Victor Carvalho

O Alentejo possui uma costa surpreendente. São 179 quilômetros de litoral com as mais diversas praias, ou seja: há as mais calmas e as mais agitadas, com e sem ondas, com extensos areais ou protegidas por falésias. Dessa forma, é possível aproveitar o sol, tomar banho de mar, praticar esportes e muito mais.

5. É lá que fica o maior lago artificial da Europa

Um dos elementos mais marcantes da paisagem alentejana é o Alqueva, um lago com 250 quilômetros quadrados. No entanto, há 20 anos ele não existia. Uma de suas curiosidades é que o Alqueva é um lago artificial construído sobre o rio Guadiana, que alterou significativamente o panorama local.

6. É possível encontrar heranças islâmicas em suas cidades

Durante um longo período da história que durou até a Reconquista Cristã, o Alentejo foi ocupado por árabes. Mesmo centenas de anos depois, ainda é possível ver de perto o que esse povo deixou para trás. A cidade de Mértola, por exemplo, é conhecida por seus vestígios árabes, como uma antiga mesquita onde hoje funciona uma igreja.

7. A gastronomia típica inclui carnes de caça

As carnes consumidas pelos alentejanos não são muito comuns no Brasil. Enquanto os brasileiros comem, principalmente, carne de vaca, frango e porco, os alentejanos têm muitas receitas com carnes de caça, tais como veado, perdiz e lebre.

×