Montes do Alentejo: Parque Natural de S. Mamede

Não é surpresa que a região é um dos melhores destinos para o turismo de natureza. Aqui mesmo no blog já demos algumas dicas como o Parque Ecológico do Gameiro e a Reserva Natural do Estuário do Sado. Nossa próxima parada será o incrível Parque Natural da Serra de São Mamede, localizado próximo à fronteira com a Espanha.

Seu território é realmente diferenciado, principalmente pela abundância de sua fauna e flora. Entre as espécies de árvores, é possível encontrar carvalhais, sobreiros e azinhais. Entre os animais: gaviões, águias cobreiras, javalis, veados, raposas e coelhos compartilham esse verdadeiro santuário natural.

Todo esse tesouro pode ser explorado tanto por moradores quanto visitantes, seja em uma trilha emocionante em algum dos oito percursos já estabelecidos ou escalando as montanhas alentejanas nas Penhas de Portalegre. Ambas atividades são acompanhadas por profissionais que conhecem a área e podem auxiliar os exploradores de primeira viagem.

A paisagem é outro atrativo. Chegando no topo dos montes, a incrível vista panorâmica faz com que toda a jornada tenha valido a pena. Outra dica imperdível são as charmosas vilas situadas no parque como Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. Aproveite para conhecê-las e curtir as ofertas culturais e gastronômicas.

×