O que fazer no Vale do Guadiana

Com cerca de 70 mil hectares, o Parque Natural do Vale do Guadiana fica no sudeste do Alentejo, quase na fronteira com a Espanha, e reúne paisagens magníficas, flora exuberante e fauna que inclui animais majestosos, tais como o lince-ibérico, o grifo e a águia-real. Ou seja: é um lugar perfeito para curtir um dia ao ar livre.

No centro do parque está Mértola, que conta com diversas atrações para amantes de história e cultura e é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas naturais do parque.

Confira abaixo cinco experiências para viver no Vale do Guadiana.

Explorar os caminhos a pé ou de bicicleta

Inúmeras trilhas cortam o Vale do Guadiana, levando ao rio e a outros recantos belíssimos do parque. É possível desbravá-las a pé ou sobre duas rodas – de preferência em mountain bike. Muitas empresas nesta região alugam bicicletas e realizam tours guiados pelo parque.

Descer o rio de canoa

O rio Guadiana é um dos elementos mais marcantes da paisagem local, e descê-lo de canoa é, além de uma atividade extremamente divertida, também uma maneira de ver de perto vários trechos de natureza praticamente intocada.

Conhecer o Pulo do Lobo

Em meio ao parque, encontra-se esta queda d’água de 20 metros de altura. Os rochedos de suas margens parecem tão próximos que dão a impressão de que poderiam ser atravessados em um único pulo. No estreito espaço entre as rochas, a água corre com rapidez e intensidade, formando um cenário impressionante.

Visitar a Mina de S. Domingos

A Mina de S. Domingos, a 18 quilômetros de Mértola, está fechada desde 1960, mas hoje funciona como um polo de arqueologia industrial. Foi a maior mina de pirita da Península Ibérica e local de trabalho de mais de 1,5 mil mineiros. É possível entrar nos edifícios abandonados e percorrer os caminhos sinalizados da Rota do Minério, que passa também por várias fábricas de enxofre.

Passar o dia na praia fluvial da Tapada Grande

A menos de um quilômetro da Mina de S. Domingos está essa excelente praia fluvial de bandeira azul, com águas calmas, onde é possível dar um mergulho, andar de canoa e curtir o dia na areia. Há uma área gramada, bar e até um anfiteatro ao ar livre para espetáculos.

×