Conheça a vila de São Pedro de Terena

O melhor das viagens pelo Alentejo é que, quando menos se espera, um novo tesouro escondido é revelado. Assim é Terena, também chamada de São Pedro de Terena, uma vila localizada no concelho do Alandroal, em pleno coração do Alentejo, a cerca de 55 quilômetros a leste de Évora.

Terena

Terena é pequena e pacata, e não está entre os destinos mais conhecidos do Alentejo. Talvez, justamente por isso tenha uma atmosfera ainda mais acolhedora e autêntica, com ruas caracterizadas pela arquitetura tradicional alentejana e repletas de casas caiadas de branco com detalhes em azul, como é tradicional em toda região alentejana. Por lá, reina a paz de espírito.

Situado sobre uma colina, o povoado oferece uma bela vista dos campos ao redor e da Albufeira da Barragem de Lucefécit. No topo do morro, o Castelo de Terena domina a paisagem. Embora tenha sofrido muitos danos durante as Guerras da Restauração e no terramoto de 1755, ainda tem uma torre imponente e é o maior símbolo de Terena.

Terena

A melhor forma de descobrir os encantos desta vila é caminhar por suas ruelas, onde é possível chegar a um pelourinho com mais de 400 anos, os antigos Paços do Concelho do século 18 e de um outro edifício que funcionou como hospital até inícios do século 20.

O patrimônio histórico de Terena conta também com o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, única igreja-fortaleza de Portugal, a Igreja Matriz de São Pedro, a bela Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo Antônio e as Ermidas de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição da Fonte. Há também um pelourinho a Torre do Relógio e até ruínas dos tempos romanos.

Mas as construções não são as únicas atrações de Terena. Uma das possibilidades por lá é descer até a Albufeira da Barragem de Lucefécit para aproveitar um dia de sol. É possível fazer um passeio de barco, praticar esqui aquático ou windsurfe e até pescar.

Além disso, uma boa opção para se conectar com a natureza é fazer uma caminhada em um percurso que começa na vila, conhecido como “Passeio pelo campo”. O caminho é totalmente sinalizado e passa por bosques e entre propriedades rurais, permitindo que se vejam sobreiros, que são as árvores que fornecem a cortiça, cegonhas-brancas, águias-de-asa-redonda e raposas.

Terena

O percurso tem 11 quilômetros e tem dificuldade média, levando cerca de 3,5 horas para ser finalizado e podendo ser realizado o ano todo. A rota é circular, começando e terminando na vila, que fica visível durante toda a caminhada.

Se estiver em Terena no primeiro domingo do mês, aproveite para conhecer a feira de antiguidades feita no jardim principal da vila.

×