Roteiro turístico por Santarém

Santarém é um mirante sobre a região fértil de Lezíria, situada no alto de um planalto. Seus maiores atrativos são os grandes monumentos históricos e as paisagens que vão fazer você se apaixonar ainda mais pelo Alentejo. Veja abaixo fizemos um roteiro especial para que você possa aproveitar o melhor do destino.

O Jardim das Portas do Sol é o ponto mais indicado para começar um tour. Lá é possível visitar também uma antiga fortificação militar árabe chamada de alcáçova, que foi tomada dos mouros pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Após admirar as magníficas paisagens desse mirante natural é hora de explorar a cidade.

Santarém
No alto estão as muralhas de Santarém, de onde se vê a Ponte D. Luis e o rio Tejo

No centro histórico de Santarém, você encontrará a Torre do Relógio, do século 14, transformado no Núcleo Museológico do Tempo. Perto dali fica a romântica Igreja de São João do Alporão, com sua cabeceira construída em estilo gótico, sendo um dos primeiros exemplos da aplicação desse estilo arquitetônico em Portugal.

Santarém
Igreja de Nossa Senhora da Graça

Outro exemplar do estilo gótico português é a Igreja de Nossa Senhora de Marvila, fundada pelos templários no século 12 e com seu interior revestido de azulejos do século 17. Já na Igreja de Nossa Senhora da Graça, os turistas podem apreciar o gótico flamejante. No interior está o túmulo de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil e a lado, está a Casa do Brasil que pertenceu à família desta figura da história portuguesa.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Passeando pelas ruas de Santarém, também não é difícil ver construções de origem renascentista. Na Praça da Sé da Bandeira, é possível ver a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, atual Sé de Santarém, um templo maneirista de estilo barroco, e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, um templo de planta centralizada em cruz grega que é totalmente acessível.

Santarém
Convento de São Francisco

Próximo à praça também se encontra o Convento de São Francisco, do século 13, recuperado recentemente da sua longa história de destruições e reconstruções. Um pouco mais à frente, fica a Igreja de Santa Clara com seu estilo gótico mais simples e austero, e a Igreja do Santíssimo Milagre, do século 16, uma das mais importantes para os escalabitanos.

Para finalizar, nada melhor do que deliciar-se com a gastronomia e provar o bom vinho do Alentejo, pois Santarém está entre os principais produtores integrados na Rota do Vinho do Ribatejo.

×