Experiências de bem-estar para viver no Alentejo

A busca por um estilo de vida saudável ganhou destaque na pandemia e se expandiu também para as viagens, que hoje estão mais ligadas ao bem-estar em destinos que ofereçam condições para os viajantes encontrarem relaxamento e equilíbrio.

A região do Alentejo é conhecida por sua tranquilidade e paz, ideal para quem procura um destino para relaxar e cuidar do corpo e da alma. Confira experiências únicas de bem-estar para viver no Alentejo.

Spas para relaxar

spa e bem-estar

São muitas as opções de spas para relaxar no Alentejo. Além disso, há uma ampla variedade de tratamentos, inclusive com produtos tipicamente locais como o vinho. A vinoterapia se utiliza de nutrientes e elementos da uva para elaborar os produtos usados nos mais diversos tratamentos para todo o corpo como esfoliação, massagens facial e corporal, banhos vinoterápicos, dentre tantas outras atividades que beneficiam a saúde, previnem o envelhecimento, revitalizam a pele e proporcionam relaxamento.

Contato com a natureza

natureza e bem-estar
Troia

O clima do Alentejo permite que o visitante desfrute a maior parte do seu tempo em atividades ao ar livre. Além disso, seu território é marcado por campos dourados, vinícolas verdejantes, inúmeros rios e lagos, além de um litoral de tirar o fôlego. Com isso, os viajantes podem fazer diferentes atividades em meio à natureza como caminhar pelas trilhas que vão de montanhas e cachoeiras a penhascos à beira-mar e planícies.

Outra opção é viver dias sossegados à beira dos lagos e fazer passeios de barco, canoa, caiaque, stand-up paddle, esqui aquático e muito mais. Ou ainda colocar o pé na areia e aproveitar o sol e o mar: em Troia, passeios de barco levam os turistas para observar os brincalhões golfinhos que vivem no Estuário do Sado; em Comporta, as ondas convidam surfistas iniciantes e experientes; já em Melides, a melhor pedida é o kitesurfe.

Turismo de experiência

bem-estar

Esse tipo de turismo é muito valorizado no Alentejo. Isso inclui não só as atividades mais tradicionais, como passeios de bicicleta ou provas de vinhos, por exemplo, mas opções como workshops de gastronomia, criar seu próprio vinho ou a observação de estrelas. Criar experiências ricas e viver intensamente cada destino são motivadores das viagens de bem-estar.

Dentre as opções disponíveis no Alentejo, destaque para o turismo rural que tem a intenção de colocar as pessoas em contato com a natureza por meio de experiências autênticas e tradicionais em propriedades com muito verde e sossego, localizadas bem longe de grandes cidades. Essas propriedades são lugares excelentes para a prática do dolce far niente – ou ócio prazeroso. Aproveite o sol e o som dos pássaros, leia um bom livro e curta um momento de descanso absoluto.

Observação de pássaros

atividades de bem-estar

O céu do Alentejo é uma maravilha natural. Durante o dia, o céu azul é claro, ensolarado e colorido por milhares de pássaros. Nas reservas naturais como o Estuário do Sado, o Parque do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Vale do Guadiana ou a Serra de São Mamede, é possível encontrar espécies raras como a águia ibérica ou o peneireiro-marinho. No litoral, há também uma variedade de aves marinhas. Nada mais relaxante do que ouvir o canto dos pássaros enquanto relaxa em meio a belas paisagens.

Gastronomia saudável

Refeições frescas e nutritivas feitas com ingredientes cultivados localmente e servidas com vinhos locais também são uma forma de cuidar do bem-estar. Do peixe fresco e marisco da costa ao porco e borrego criados localmente, a comida alentejana tem tudo a ver com o conceito de bem-estar. No Alentejo, a carne e o peixe são 100% locais e condimentados com muito coentro. Na verdade, o coentro está no coração da gastronomia alentejana e pode trazer uma série de benefícios para a saúde, já que possui propriedades detox e é rico em vitaminas. Além disso, é muito utilizado como erva medicinal e em remédios caseiros para resfriados e febres, por exemplo.

×