Nômades digitais no Alentejo

Você já ouviu falar em nômades digitais?

Nômades digitais são aquelas pessoas que usam e abusam da tecnologia para trabalhar, podendo realizar suas atividades em qualquer lugar do mundo e aproveitando dessa possibilidade.

Dessa forma, pessoas que seguem o estilo de vida nômade digital viajam o mundo com seu computador e celular pelo tempo que quiserem, sem precisar de férias ou um ano sabático para isso. Com isso, elas conseguem custear a viagem com o trabalho realizado de forma remota. Nesse sentido, o Alentejo aparece como uma excelente opção de destino para os nômades digitais!

Que tipo de profissão pode ter um nômade digital?

Hoje em dia, há uma gama enorme de profissões que permitem viver o estilo nômade digital, já que muitos trabalhos exigem apenas um computador e boa conexão à internet. É o caso, por exemplo, de programadores, desenvolvedores, webdesigners, jornalistas, empreendedores, editores de vídeo, produtores de conteúdo, tradutores, ilustradores, investidores, influenciadores, entre outros.

O que influencia a possibilidade de ser um nômade digital não é o que se faz, mas a possibilidade de fazê-lo de qualquer lugar. Afinal, se a sua presença não é necessária em um espaço físico e você pode trabalhar de casa por meses a fio, pode trabalhar de qualquer outro lugar de mundo!

Um nômade digital é seu próprio chefe?

Não necessariamente. Você só precisa ter autonomia de localização para trabalhar em outros lugares do mundo. De fato, será muito mais agradável ser seu próprio chefe e poder escolher seus horários, por exemplo. No entanto, é perfeitamente possível se tornar um nômade digital trabalhando para uma empresa – basta a empresa permitir.

Por que o Alentejo é um bom destino para nômades digitais?

O estilo de vida nômade não é escolhido apenas por pessoas que querem conhecer centenas de destinos em poucos meses. Na verdade, é a aposta de pessoas que querem mudar de cenário, conhecer novas culturas e fugir um pouco do estresse de grandes cidades. Por isso, os nômades digitais costumam buscar destinos imersos em natureza, cidades pequenas e opções de hospedagem ímpares.

É aí que entra o Alentejo! Confira alguns motivos para o destino ser um lugar ideal para os nômades digitais:

É uma região muito tranquila

Sublime Comporta

O Alentejo é a maior região de Portugal, mas tem uma baixa densidade populacional. Isso significa que é um local tranquilo, com vilarejos pequenos e muitos espaços de natureza. Não há metrópoles no Alentejo, trânsito ou qualquer loucura de cidade grande!

Há muita natureza

E ainda é o tipo de natureza ideal para quem só quer um bom ambiente para trabalhar: campos sem fim, lagos tranquilos, praias desertas e muitos dias de sol! Por isso, é possível curtir paisagens deslumbrantes e curtir o ar livre enquanto trabalha, seja no interior ou no litoral.

Conta com hotéis maravilhosos

Herdade da Malhadinha Nova

O Alentejo tem inúmeras opções de hospedagem inesquecíveis, que incluem, por exemplo, hotéis de charme em meio ao campo e até mesmo construções históricas restauradas, como mosteiros e castelos. Muitas dessas opções oferecem tarifas especiais para estadias mais longas! Com isso, você pode curtir duas semanas, um mês ou até mais em hotéis que esbanjam conforto, cenários incríveis para trabalhar e, o mais importante: internet de alta velocidade!

As distâncias entre cidades são curtas

Por fim, é importante pensar também nos momentos de lazer! Quando não estiver trabalhando, vale lembrar que o Alentejo, embora seja a maior região de Portugal, é um pouco menor que o Alagoas. Sendo assim, independente de onde estiver hospedado, o nômade digital pode conhecer outras cidades e vilarejos com deslocamentos curtos.

×