Viajar de bicicleta pelo Alentejo

Viajar de bicicleta pelo Alentejo é uma das melhores maneiras de explorar todas as oportunidades e vivenciar o melhor que o destino tem a oferecer. Afinal, a maior região de Portugal tem cenários naturais incríveis que devem ser apreciados ao máximo. 

São inúmeros roteiros possíveis e para todos os tipos de ciclistas: desde os iniciantes até os mais experientes, percorrendo curtas ou longas distâncias. Além disso, para quem não abre mão do conforto, existem empresas especializadas que auxiliam os ciclistas, oferecendo guia, transporte de bagagem e até refeições.

Veja abaixo duas opções de roteiros ideais para se fazer de bicicleta.

Santiago do Cacém até Odemira

Vista de Santiago do Cacém
Santiago do Cacém

Um bom roteiro é o caminho entre a cidade de Santiago do Cacém e Odemira. O ponto de partida, Santiago do Cacém, está situado em uma colina e é lar de uma bela igreja matriz e um grandioso castelo medieval, de onde se tem uma vista belíssima dos arredores.

As duas primeiras paradas deste roteiro são em cidades litorâneas: Sines e Vila Nova de Milfontes, respectivamente. A primeira, uma antiga vila de pescadores, está cercada por 30 quilômetros de praias; e a segunda, além das praias, tem um centro histórico encantador.

O ponto final da viagem é Odemira, uma vila de casinhas brancas onde se encontram diversos artesãos de cestos, móveis, cerâmica e tecelagem. O trajeto total soma cerca de 76 quilômetros. No entanto, o visitante pode optar em fazer apenas parte do roteiro e encurtar as distâncias.

Elvas até Évora

Elvas

Outra opção para viajar de bicicleta pela região é de Elvas até Évora, passando por Vila Viçosa, Estremoz e Evoramonte, cidades que guardam um importante patrimônio histórico. Este percurso é mais longo, com cerca de 125 quilômetros, mas é possível fazer apenas algumas cidades e, ainda assim, aproveitar muito o passeio.

O ponto de partida, Elvas, é uma cidade-fortaleza com muita história para contar e uma arquitetura impressionante. Primeiramente, o viajante conhecerá Vila Viçosa, uma grande produtora de mármore que conta com inúmeros monumentos imponentes. Em seguida, na cidade de Estremoz, os visitantes vão ficar encantados com suas charmosas ruas de pedras e casinhas brancas, e no topo fica o seu famoso castelo.

Mais adiante está Evoramonte, que fica no alto de uma colina e está rodeada por muralhas e um belo castelo. Posteriormente, no final do trajeto fica Évora, a maior cidade do Alentejo, com 50 mil habitantes, e lugar ideal para apreciar alguns dos melhores restaurantes da região, além de curtir boas lojas para compras e atrações imperdíveis, como o Templo Romano de Évora e a Capela dos Ossos.

Se você curtiu este roteiro de bike, não deixe de ver oito razões para conhecer o Alentejo pedalando, clicando aqui.

×