O Alentejo, maior e mais autêntica região de Portugal, oferece, de norte a sul, uma infinidade de opções de atividades. A partir de Évora, capital do Alentejo, os visitantes encontram cenários naturais, cidades medievais, vilarejos charmosos, territórios campestres belíssimos, além de uma rica cultura, um povo hospitaleiro e muitos monumentos e patrimônios da humanidade, tanto ao norte quanto ao sul da capital.
Norte
Ao norte de Évora estão as principais cidades medievais do Alentejo, bem como alguns dos principais monumentos e patrimônios do destino. Por isso, a atividade mais comum nesta região é caminhar pelas ruas históricas para apreciar todo o rico patrimônio. Além disso, a maioria dessas cidades possuem vilarejos pitorescos e castelos incríveis. Ou seja, não faltam opções de passeios para todos os gostos.
Entre as cidades, vale citar Vila Viçosa, também conhecida como “Princesa do Alentejo” ou “vila-museu”. Por lá, a história de Portugal é contada pelas igrejas, conventos, palácios e castelos, já que foi nesta cidade que a família real viveu por muitos anos.
Outras localidades que merecem uma visita são Elvas e Marvão, duas impressionantes cidades que mostram todo o poderio militar português. Enquanto Elvas é até hoje a maior fortificação abaluartada do mundo, Marvão tem uma localização privilegiada no quesito defensivo, estando no alto de um monte de granito com o rio Sever a sul e a oeste. Ambas as cidades possuem castelos dignos de realeza.
Em Estremoz, os visitantes poderão apreciar um rico patrimônio cultural e histórico, considerado um dos mais importantes de todo o Alentejo. Destaque para o castelo com as suas muralhas medievais e a imponente torre de menagem, e a antiga cidadela do século 13. Já em Castelo de Vide, as riquezas naturais são o grande destaque, especialmente as termas, cujas águas têm propriedades terapêuticas. Nas imediações está o menir da Maeda, o maior menir da Península Ibérica erguido entre os anos 4810 e 5010 antes de Cristo.
Sul
O Alentejo é ideal para as atividades ao ar livre e ao sul de Évora estão as melhores opções para este tipo de passeio. Em Alqueva, por exemplo, o visitante pode admirar o maior lago artificial da Europa e ter uma das experiências mais incríveis do Alentejo, observar o céu noturno da região, o primeiro destino de astroturismo português. Já nos arredores do lago, existem dezenas de trilhas do Transalentejo, que variam de 8 a 22 quilômetros.
Em Alcácer do Sal, há um antigo povoado com vestígios arqueológicos que remontam ao período Neolítico. Além disso, o visitante não pode deixar de passear pelo único cais palafítico da Europa e fazer um piquenique nas tranquilas albufeiras deste concelho. Já a vila de Grôndola oferece paisagens variadas, que vão desde montanhas até o litoral alentejano. Na vila, um rico patrimônio com ruínas romanas, igrejas e edifícios históricos. Na costa, belas praias como Tróia e Comporta, além de Melides e Carvalhal.
Finalizando a viagem ao sul do Alentejo está o Vale do Guadiana, um parque natural de paisagens magníficas e fauna e flora exuberantes. No centro do parque está Mértola, que conta com diversas atrações para amantes de história e cultura e é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas naturais do parque.