Delícias do restaurante Arte e Sal

Com o calor chegando ao Alentejo, nada melhor que explorar suas praias e, junto com elas, os excelentes restaurantes do litoral. Um dos destaques da nossa costa é o Arte e Sal, que fica a cerca de dois quilômetros da praia de São Torpes, em Sines, um dos trechos mais preservados do litoral europeu e cujas águas têm temperaturas agradáveis o ano todo.

Com enormes vidraças garantindo uma vista deslumbrante do Oceano Atlântico e algumas mesas ao ar livre, o Arte e Sal tem uma cozinha experiente e um serviço atencioso. Os ingredientes são frescos, determinando quais itens do cardápio estarão disponíveis a cada dia. Os peixes conseguidos pelos pescadores predominam nos pratos servidos, assim como frutos do mar.

De entrada, por exemplo, as estrelas são as amêijoas, camarões ou saladas de polvo. Para o prato principal, os peixes grelhados são os mais populares: linguados, pregados, cantarilhos, douradas, robalos, sargos e salmonetes estão entre as opções. Há outras possibilidades, é claro, como o espaguete de marisco, o ensopado de garoupa ou carnes como a picanha fatiada. O restaurante garante também opções vegetarianas.

Como todo bom restaurante alentejano, é possível deixar a refeição perfeita com um dos vinhos da extensa carta, que oferece excelentes sabores da região à taça, principalmente brancos, que harmonizam perfeitamente com peixe.

Para encerrar, há também deliciosas sobremesas, que incluem a tradicional encharcada alentejana, um doce conventual que tem como base ovos e açúcar. O restaurante também produz sorvetes artesanais, desde os mais tradicionais como maracujá, morango e hortelã, até os mais exóticos, como manjericão ou tomate e requeijão.

O Arte e Sal abre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras para o almoço, e aos finais de semana para almoço e jantar. Não funciona às quartas-feiras.

×