Receita do típico pão alentejano

A gastronomia alentejana é uma das principais atrações do destino. Come-se e bebe-se muito bem no Alentejo: queijos, enchidos, vinhos e ensopados conquistam o paladar dos visitantes. Falando nos ensopados, há um acompanhamento para eles que não faltam na mesa dos moradores da região: o pão alentejano.

O pão é um símbolo do Alentejo, tanto pelo aspecto gastronômico quanto pela relação cultural e patrimonial com os habitantes locais. O pão é tão importante que está presente em todas as refeições dos alentejanos.

Rústico e muito saboroso, o pão alentejano é bem simples de fazer e utiliza ingredientes fáceis de se encontrar. Confira abaixo uma receita típica desta iguaria.

Ingredientes

1kg de farinha de trigo
20 gramas de sal
600ml de água morna
50 gramas de fermento fresco

Modo de fazer

Coloque a farinha em um alguidar (recipiente de barro ou metal cujo as bordas possuem diâmetro maior do que o centro) e abra espaço no meio para adicionar o fermento. Depois junte pequenas doses de água onde está o fermento e mexa com a mão para desmanchá-lo. Aos poucos, misture a água e o sal até que a farinha absorva totalmente a água. Sove a massa por pelo menos 20 minutos para que o pão fique bem fofinho.

Com a massa pronta, jogue um pouco de farinha por cima para não grudar nas extremidades do recipiente, cubra com um pano e deixe descansar, evitando deixá-la em locais frios. Feito isso, pré-aqueça o forno em 200 graus e aumente para 250 nos primeiros cinco minutos de cozimento, depois volte para a temperatura anterior durante os próximos 55 minutos.

Pronto! Você conseguiu preparar um pão típico da região mais autêntica de Portugal. Também é possível encontrar diversas opções de recheios como os tradicionais enchidos, anchovas e queijos.

×