Turismo rural: contato com a natureza e experiências únicas no Alentejo

Pé do Monte

Você já ouviu falar em turismo rural? Esse é um conceito super forte no Alentejo, e vamos contar tudo sobre ele!

O que é turismo rural?

Vila Galé Clube de Campo

Primeiramente, vamos explicar o que é isso. Ainda que o nome “turismo rural” sugira uma simples viagem campestre, vai muito além disso. De fato, ele na verdade tem a intenção de colocar as pessoas em contato com a natureza por meio de experiências autênticas e tradicionais do local.

Desse modo, as opções de hospedagem são muito diferente de redes de hotéis e resorts. Elas alojam poucos hóspedes por vez e garantem acolhimento, tranquilidade e a deliciosa experiência de se sentir em casa, mesmo em outro continente. Apesar de serem excelentes lugares para a prática do ócio prazeroso, não há nada de tedioso. Longe do trabalho, dos estudos e das obrigações, é maravilhoso deixar de lado o celular e junto com ele as preocupações, e simplesmente aproveitar o sol, o som dos pássaros, um bom livro ou um momento de descanso absoluto.

Turismo rural no Alentejo

Vila Galé Clube de Campo

O Alentejo tem experiências autênticas e contato com a natureza de sobra. Por isso, é um importante destino do segmento de turismo rural. E além de todas as possibilidades oferecidas pelos hotéis e herdades do Alentejo, vale lembrar que também é possível explorar as atrações turísticas da região, que incluem patrimônios históricos e naturais impressionantes.

Nesta região portuguesa, existem várias propriedades com muito verde e sossego, localizadas bem longe das grandes cidades.

Veja abaixo algumas opções!

Montimerso SkyScape Country House

Situado em Monsaraz, o Montimerso conta com uma deliciosa piscina com vista para o lago Alqueva, perfeita para curtir no verão. Os hóspedes também podem escolher entre percorrer trilhas da propriedade para contemplar as paisagens ou observar as estrelas, por exemplo. O hotel tem condições ideias para a prática, pois está situado dentro da Reserva Darksky® Alqueva, a primeira Starlight Tourism Destination do mundo.

Herdade do Vau

Às margens do rio Guadiana, a Herdade do Vau investe no conceito biochic, unindo simplicidade elegante com sustentabilidade e equilíbrio ambiental. Posicionada entre três destinos históricos do Alentejo (Beja, Serpa e Mértola), a herdade também produz ótimos vinhos e conta com vinhas belíssimas.

Vila Galé Clube de Campo

Outra opção imperdível é este hotel próximo a Beja. Sem dúvida, é uma das alternativas com melhor infraestrutura de lazer. Em primeiro lugar, há os inesquecíveis passeios de balão pelo campo. Em segundo lugar, emocionantes safáris de jipe. E não para por aí: canoagem, piqueniques, passeios a cavalo, tiro aos pratos, trilhas de bike e paintball também estão entre as possibilidades.

Pé do Monte

A união da tranquilidade do campo com a proximidade de belas praias marca este hotel que fica em São Teotónio, pertinho do litoral. A antiga propriedade foi completamente renovada, mas mantém o encanto natural de uma casa típica alentejana. Assim, cada quarto conta com um terraço com cadeiras confortáveis, que convidam a apreciar o sossego e curtir a vida ao seu ritmo. Há ainda aulas de surfe, passeios a cavalo e caminhadas para ver de perto as belezas da Rota Vicentina.

×