Inspirações de decoração de hotéis alentejanos

Os hotéis do Alentejo foram todos desenvolvidos com muito cuidado e carinho, para que os turistas que nos visitam sintam-se em casa. Cada um deles tem sua própria personalidade, e a maioria dos viajantes fica deslumbrado com a decoração de cada espaço, repletas de detalhes especiais.

Que tal inspirar-se em algum deles para decorar a sua casa? Confira algumas ideias abaixo.

Decorar trabalhando as cores do ambiente

Uma das maneiras mais fáceis de harmonizar um ambiente e deixá-lo mais bonito é trabalhar bem as suas cores. E as opções são inúmeras!

Escolher uma cor principal

Sublime Comporta
Sublime Comporta

Quem tem dificuldade de combinar cores não precisa quebrar a cabeça. Algo simples a se fazer é escolher uma cor principal para alguns detalhes do ambiente, e manter os demais itens em cores neutras como branco, cinza, preto ou bege. Essa foi a escolha do Sublime Comporta, na foto acima. O Torre de Palma, na imagem abaixo, também apostou no azul. Os resultados são muito diferentes, mas os dois cômodos são harmônicos.

Torre de Palma Wine Hotel
Torre de Palma Wine Hotel

Cores neutras e detalhe colorido

São Lourenço do Barrocal
São Lourenço do Barrocal

Na imagem acima, a Herdade de São Lourenço do Barrocal abusa das cores neutras. Essa escolha confere não apenas uma decoração sóbria, mas extremamente flexível. Isso significa que, com a modificação de apenas alguns detalhes, você se sentiria em um lugar totalmente diferente.

Se as paredes e móveis são neutros, trocando a manta da cama, colocando uma almofada diferente ou mesmo um vaso com flores coloridas da mesa de cabeceira, o visual todo se transforma. Essa é uma ótima ideia para quem é inquieto e adora mudar.

Tons pastéis

Santiago Cooking and Nature
Santiago Cooking and Nature

O uso dos tons pastéis é extremamente recomendado para espaços de descanso. Além de ficarem lindos e delicados, eles fornecem pouco estímulo visual, fazendo com que seja mais fácil desconectar e relaxar. No entanto, isso não significa que devem ser utilizados apenas nos quartos de dormir, como na foto acima, do Santiago Cooking & Nature. Abaixo, confira o agradável espaço ao ar livre da Herdade da Malhadinha Nova, com uma decoração perfeita para uma pausa.

Herdade da Matinha
Herdade da Matinha

Cores contrastantes

Decoração do Torre de Palma Wine Hotel
Torre de Palma Wine Hotel

O contraste, por sua vez, é um recurso ideal para decorações marcantes. O uso de uma cor escura ao lado de uma clara causa mais impacto. Isso nem sempre ignifica usar cores chamativas. Na imagem acima, do Torre de Palma Wine Hotel, por exemplo, a oposição explorada é do preto com o branco, com um resultado muito elegante!

Outras ideias para decorar

Pátina em madeira

Decoração do Agroturismo Monte Alto
Agroturismo Monte Alto

Além de cores, há muitas outras coisas que se pode fazer para deixar um ambiente com a sua cara. Os móveis, obviamente, têm um papel essencial na decoração. Para ambientes mais rústicos, os móveis com pátina combinam muito bem, como na imagem acima, do Agroturismo Monte Alto.

Essa técnica também é ótima para restaurar e dar uma nova cara a um móvel de madeira que já esteja um pouco desgastado. E, se você é daqueles que gosta de botar a mão na massa, pode tentar fazer você mesmo!

Plantas

Pode apostar: plantas fazem toda a diferença em qualquer cômodo. Flores, samambaias ou outros tipos de planta levam vida e cor natural a uma decoração. Veja que lindo este cômodo do ORYZA Spa, da Quinta da Comporta, na foto acima.

É óbvio que muitos ambientes internos são um pouco complicados para cultivar plantas, e nem todo mundo tem tempo e recursos para trocar flores toda semana, como é feito na Herdade da Malhadinha Nova, na imagem abaixo. Mas até mesmo uma planta artificial pode fazer a diferença.

Decoração da Herdade da Malhadinha Nova
Herdade da Malhadinha Nova
×