Dez vinhos para provar durante as vindimas

As vindimas já começaram! Se você ainda não sabe como funciona o calendário dos produtores de vinhos do Alentejo, nós explicamos porque esta época é tão importante: é em setembro que as uvas são colhidas, iniciando o processo que resulta em algumas das melhores bebidas do mundo.

É um momento incrível para visitar a região, que fica cheia de programações exclusivas, e dá para participar da colheita e até da pisa das uvas. Preparamos uma lista de dez rótulos alentejanos para provar este mês, que é um período de festa para quem cuidou das vinhas o ano todo. Confira abaixo!

Malhadinha
O Malhadinha tinto é feito a partir de diversas castas, apresentando um aroma complexo de paladar cheio. É o mais famoso rótulo da Herdade da Malhadinha Nova, que nasceu com o sonho de produzir o melhor vinho do mundo. Que tal conferir se eles já chegaram lá?

Torre de Palma
Hotel de primeira linha e orgulhoso produtor de vinhos inesquecíveis. Quem foi que disse que não dá para ser muito bom em várias coisas? O Torre de Palma produz ótimas bebidas tintas e brancas.

Torre
O Torre é um rótulo tinto do Esporão, um dos produtores de vinho mais famosos do Alentejo. Memorável, icônico e original, é feito com uvas colhidas manualmente e envelhecidas em barricas de madeira francesa.

Equinócio

Este é um branco de personalidade produzido pela Cabeças do Reguengo, uma quinta familiar que recupera o sistema agrícola tradicional e aposta nos elementos da natureza para criar slow wines.

Invisível
Um vinho branco feito com uvas tintas. Quer saber como é possível? A produtora Ervideira utiliza apenas a “lágrima” da uva, gotas de suco que são tiradas sem esmagá-la nem usar a casca.

Monte dos Amigos
Tinto, branco ou rosé são perfeitos para acompanhar uma roda de conversa com aquelas companhias queridas, já que os vinhos Monte dos Amigos, da Casa Relvas, são fáceis de beber.

Monsaraz
Este rótulo é para quem quer provar diversas variações de tinto. O clássico é macio e redondo, o Monsaraz Millennium tem taninos firmes e final de prova prolongado, o Reserva é amplo e profundo e o Cabernet Sauvignon é potente e fresco.

Arché
Não é um vinho, mas vale a experiência! Esta aguardente vínica da Herdade do Sobroso é feita com destilação lenta e harmoniosa e envelhecida durante mais de dez anos em barricas de carvalho francês. O resultado é um alto teor alcoólico, aroma de vinho e notas de especiarias.

Herdade dos Grous Moon Harvested
As uvas deste vinho são colhidas manualmente na fase lunar mais adequada, resultando em uma bebida de cor rubi profunda e sabor rico.

Marquês de Borba Branco
Este é um vinho branco de acidez bem marcada, desenvolvido pela adega João Portugal Ramos. Para preservar a frescura, as uvas são colhidas de manhã cedo e vão direto para pequenas caixas.

×