Costa do Alentejo ganha destaque como destino de surfe

Para os surfistas que estão em busca do melhor point para o surfe, a costa do Alentejo é uma joia escondida esperando para ser descoberta. Com seu litoral atlântico bem preservado, praias selvagens e muitas vezes isoladas, esculpidas nas falésias, e ondulações consistentes, o Alentejo oferece uma experiência de surfe inesquecível.

surfe

A costa alentejana possui ondulações consistentes ao longo do ano, tornando-se um destino ideal para surfistas de todos os níveis. São mais de 140 quilômetros de praias ao longo da costa. Percorrer a distância entre os extremos desta costa leva menos de três horas, com várias paradas recomendadas ao longo do caminho para descobrir praias magníficas e desertas.

O Alentejo possui uma ampla gama de picos de surfe, desde baías protegidas perfeitas para iniciantes até praias que desafiam até os surfistas mais experientes. Para quem procura por ondas longas e suaves ou tubos potentes, encontrará ondas perfeitas que combinam com o seu estilo no Alentejo. 

A primavera e o outono oferecem as melhores condições para surfar, com ondas previsíveis. No inverno, a ondulação é maior e mais consistente e, durante o verão, as ondas são menores e mansas. No entanto, a costa alentejana permanece relativamente vazia, mesmo na alta temporada. Isso significa que é possível pegar ondas sem aglomeração de outros surfistas. 

Além disso, o destino oferece escolas de surfe, acampamentos de surfe, lojas de surfe e todo tipo de instalação necessária para curtir a atividade no destino. Confira abaixo alguns dos principais picos de surfe do Alentejo. 

Praia dos Aivados: praia rochosa e selvagem que começa a ganhar fama entre os surfistas. É possível surfar em todas as fases da maré, e o mar nunca fica muito lotado.

Praia do Malhão: um dos melhores pontos de surfe de Milfontes. Além de ter uma beleza natural incomparável, contém uma ampla opção de picos devido ao fundo de areia. Ideal para qualquer nível de surf.

Praia das Furnas: esta praia fluvial permite surfar durante todo o ano. Por ser uma praia de fundo de areia e estar menos exposta à ondulação, reúne condições de surfe ideais para os menos experientes.

Praia de São Torpes: com o seu ambiente descontraído, é uma das praias mais concorridas durante o verão. Ideal para surfistas de todas as idades e níveis de destreza em qualquer época do ano. 

Praia da Vieirinha: com areal extenso e pequenas rochas que desenham a enseada no mar, esta praia oferece boas condições tanto para o surfe quanto para o bodyboard. 

Praia do Burrinho: na antiga estrada de São Torpes a Porto Covo, antes de chegar à Praia Grande, está escondida a Praia do Burrinho. Esta é uma praia para surfistas mais experientes, que precisam remar um bom bocado para surfar ondas grandes.

Outras das muitas opções de praias para surfar no Alentejo são Troia, Zambujeira do Mar, Almograve, Melides e Porto Covo. A costa do Alentejo é um destino de surfe verdadeiramente único. Há praias para todos os gostos e uma variedade de bons pontos para surfar, com ondas tranquilas, cenários deslumbrantes e atmosfera descontraída. É o lugar perfeito para escapar das multidões e desfrutar do puro prazer de surfar.

×