Passeios no Alentejo para iniciantes no mundo do vinho

Portugal é um grande produtor de vinhos e o Alentejo, maior região do país, é destaque por contar com inúmeros produtores de altíssima qualidade e bebidas premiadas ao redor do mundo.

Por isso, os roteiros de viagem por este destino português sempre incluem uma parada em alguma das maravilhosas vinícolas da região, para ver como os vinhos são produzidos e degustar alguns deles.

Este tipo de passeio é ideal tanto para apreciadores da bebida quanto para aqueles que estão iniciando sua jornada pelo mundo dos vinhos. Confira alguns passeios imperdíveis.

Experiências enoturísticas

vinho
Ddegustações acompanhadas de enólogos

Degustar os deliciosos vinhos alentejanos é apenas uma parte de uma viagem pela região. Na verdade, as vinícolas locais oferecem diferentes tipos de experiências que vão desde visitas guiadas para conhecer a produção até degustações acompanhadas de enólogos, piqueniques com iguarias locais em meio a cenários inesquecíveis e o desenvolvimento de um vinho próprio.

Hotéis que também são vinícolas

Herdade da Malhadinha Nova

Melhor que um passeio pelas vinícolas é fazer uma imersão no mundo do vinho. Isso é possível em propriedades que combinam dois negócios: hospedagens incríveis e produção de vinho. Como a Herdade da Malhadinha Nova, cujos vinhos são prestigiados no mundo todo. Sua produção e seu hotel unem modernidade e tradição de uma forma singular. Quem se hospeda na propriedade não apenas se aproxima dos vinhos alentejanos, mas mergulha de corpo e alma no estilo de vida local, realizando workshops de cozinha, jantares temáticos, piqueniques gourmet, tratamentos de spa e muito mais.

Enoteca Cartuxa

Enoteca Cartuxa

Localizada em Évora, a maior cidade da região, a Enoteca oferece uma experiência ímpar para quem quer conhecer não só os vinhos, mas também a gastronomia local. Uma verdadeira biblioteca dos sabores alentejanos, o local serve em taça os famosos vinhos da conceituada Adega Cartuxa, harmonizados com deliciosos petiscos ou pratos mais robustos da culinária tradicional alentejana.

Vinhos diferentes

vinho
Vinho de talha

Além dos vinhos de altíssima qualidade, no Alentejo é possível apreciar alguns vinhos bem inusitados. Como é o caso dos vinhos orgânicos e biodinâmicos, que preservam os métodos naturais e tradicionais, o vinho Invisível que apesar de branco é feito com uvas tintas, o vinho Conde D’Ervideira Vinho da Água maturado submerso no lago Alqueva, e o vinho de Talha que utiliza um grande vaso de barro para fermentação.

Como trazer vinhos na bagagem.

×