Évora é escolhida Capital Europeia da Cultura 2027

Évora, a bela e histórica capital da região do Alentejo, foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura em 2027. Évora desbancou outros destinos portugueses, como Aveiro e Braga, para alcançar a nomeação. Évora é a quarta cidade portuguesa na história a alcançar o título: Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012.

Évora
Évora

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objetivo promover uma cidade da Europa pelo período de um ano. Dessa forma, a cidade nomeada tem a oportunidade de mostrar a todos seu estilo de vida e desenvolvimento cultural.

A candidatura de Évora à Capital Europeia da Cultura foi anunciada em 2017 e, desde então, todo território do Alentejo trabalhou para a conquista deste título, que tem grande impacto cultural, econômico, social e turístico imediato e a longo prazo nas cidades vencedoras. 

Inspirado pelo “vagar” alentejano (que pode ser traduzido como um estilo de vida mais livre e sem pressa), a candidatura abordou o modo de ser e de viver e as práticas que existem desde sempre no Alentejo e que podem contribuir com soluções para os desafios contemporâneos, desenvolvendo colaborações culturais sustentáveis e estimulando o desenvolvimento.

Entre os princípios que inspiram a estratégia do programa cultural e artístico de Évora 2027, está a ideia de que menos é mais, privilegiando a qualidade sobre a quantidade, a sustentabilidade, enfatizando a diversidade cultural, a união do tradicional com o contemporâneo, o desafio de repensar o patrimônio, o cruzamento entre a ciência e a arte e levando o estilo de vida alentejano mais longe para testar todo o seu potencial.

A decisão demorou dez anos para ser anunciada e o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 será dividido com a cidade de Liepaja, na Letônia. Todos os anos, entre duas e três cidades na Europa são escolhidas por um comitê para abrigar diversas atividades culturais.

Veja abaixo quais cidades serão as próximas Capitais Europeias da Cultura:

2024 – Tartu (Estônia), Bad Ischl (Áustria) e Bodø (Noruega)
2025 – Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovênia)
2026 – Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia)
2027 – Évora (Portugal) e Liepaja (Letônia)

×