Roteiro turístico por Santarém

castelo_santarem
Situada no alto de um planalto, Santarém é um mirante sobre a região fértil de Lezíria. Seus maiores atrativos são os grandes monumentos históricos e paisagens que vão fazer você se apaixonar ainda mais pelo Alentejo. Por isso, fizemos um roteiro especial para que você possa aproveitar o melhor da vila.

O Jardim das Portas do Sol é o ponto mais indicado para começar um tour. Lá é possível visitar também uma antiga fortificação militar árabe chamada de alcáçova, que foi tomada dos mouros pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Após admirar as magníficas paisagens desse miradouro natural é hora de explorar a cidade.

santarem-torre-do-relogioNo centro histórico de Santarém, você encontrará a Torre do Relógio, do século XIV, que hoje tornou-se o Museológico do Tempo. Perto dali fica a romântica Igreja de São João do Alporão, com sua cabeceira construída em estilo gótico, sendo um dos primeiros exemplos da aplicação desse estilo arquitetônico em Portugal.

Passeando pelas ruas da cidade, não é difícil ver diversas construções de origem renascentista. Na praça da Sé da bandeira, é possível ver a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, atual Sé de Santarém, e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Próximo à praça também se encontra o Convento de São Francisco do séc. XIII, recuperado recentemente da sua longa história de destruições e reconstruções.

Para finalizar, nada melhor do que provar o bom vinho do Alentejo, pois Santarém está entre os principais produtores integrados na Rota do Vinho do Ribatejo.

×