A tradição dos tapetes de Arraiolos

Arraiolos é uma pequena cidade do Alentejo famosa por sua tradição dos Tapetes Arraiolos. Aliás, de tradição, o Alentejo entende. Não são poucos os conhecimentos, principalmente de artesanato, mantidos por mais de séculos nesta região portuguesa.

Num momento em que o mundo está dominado por tecnologia sofisticada, os tapetes de Arraiolos são verdadeiras obras de arte feitas à mão.

tapetes-de-arraiolos-02

Praticado originalmente pelos povos eslavos, o ponto de Arraiolos tem mais de um milênio de história, e é conhecido também como ponto cruz oblíquo ou ponto de trança eslavo. Esse ponto influenciou muito os bordados marroquinos e é utilizado na Península Ibérica há pelo menos oito séculos.

Houve três tipos distintos de desenho nesses tapetes ao longo da história portuguesa. Os mais antigos têm influência dos tapetes persas. Depois deles, vieram desenhos de inspiração popular, como figuras ou animais. Mais recentemente, composições menos densas e mais estilizadas tomaram o lugar desses.

Os alentejanos mantêm a tradição de bordar seus tapetes com este ponto, de forma totalmente artesanal e com lã pura e de muita qualidade.

tapetes-de-arraiolos-01

Na charmosa vila de Arraiolos, você pode percorrer as ruas estreitas de pedra e visitar inúmeras lojas com esse fino produto, não apenas típico da região, mas singular e incrivelmente belo, feito manualmente e seguindo as técnicas milenares até hoje.

A tradição dos tapetes é tão importante que a vila de Arraiolos conta até com um evento anual chamado “O Tapete Está na Rua”, que acontece no mês de maio, além de um Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos e um Monumento à Tapeteira.

×